Discurso foi feito no Show da Fé, atração mostrada em horário nobre pela emissora do Morumbi, na última segunda (13)
|
R.R Soares no Show da Fé de segunda (13), onde divulgou notícia falsa sobre Pix na Band - Reprodução/Band |
Líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, uma das maiores agremiações evangélicas da linha neopentecostal do Brasil, o missionário R.R. Soares usou seu horário comprado na Band nesta segunda-feira (13) para divulgar informações falsas sobre uma cobrança de imposto de transferências por Pix.
O fato ocorreu enquanto R.R. pedia doações para os fiéis. O pastor reclamou das autoridades que, segundo ele, querem cobrar imposto sobre qualquer coisa e chamou a história de "maldade" dos governantes.
"Está acontecendo uma campanha contra o Pix, só porque a pessoa ajuda um parente, um amigo e é de graça, já querem cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo da gente. É uma maldade que querem fazer", comentou.
R.R. Soares fez um apelo e pediu ao governo federal que se desista da ideia de cobrar imposto das transferências instantâneas.
"Tomara que as autoridades deem um basta e que fique sempre assim. Todo mundo só quer ganhar e ganhar, poxa. Algumas vezes o parente está lá em dificuldade e só querem ajudar. Enfim, que Deus abençoe", concluiu.
A fala repercutiu entre funcionários de jornalismo da Band, que ficaram incomodados. Pouco antes, na edição de segunda (13) do Jornal da Band, houve uma reportagem para desmentir informações falsas sobre o assunto que rodam as redes sociais.
A Receita Federal já esclareceu que não vai cobrar imposto para transferências de Pix em comunicado. Houve apenas uma ampliação de fiscalização dos envios acima de R$ 5 mil.
Nesta terça (14), a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) também negou mudanças no Pix. O texto esclarece que "nada mudará para o usuário desse meio de pagamento e que não haverá qualquer tipo de cobrança ou taxação para quem o utiliza o Pix".
A federação afirmou que houve uma alteração para as instituições financeiras, mas que não tem influência para o usuário.
"A recente Instrução Normativa da Receita Federal não exige nenhuma nova responsabilidade dos usuários do Pix (pagadores ou recebedores); apenas atualizou o sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e, agora, por instituições de pagamento", disse.
No comunicado, a Febraban enfatizou que o Pix continua gratuito, desmentindo posts que diziam incorretamente que haveria cobrança para qualquer operação.
"Os clientes que utilizam o Pix para pagamentos e transferências não precisam tomar qualquer providência, nem passarão a ser cobrados", diz a entidade. Também desmente declarações falsas de que os usuários do Pix precisarão declarar à Receita o montante que movimentam.
Procurada pela coluna, a Band diz que o Show da Fé é um programa independente e, por isso, a emissora não falará sobre o assunto. A Igreja Internacional da Graça de Deus não respondeu aos contatos realizados por email.
Por:
uol
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.