Museu História do Cangaço será inaugurado em Feira de Santana

Equipamento turístico é parte do projeto Caminhos do Sertão

Museu História do Cangaço será inaugurado em Feira de Santana
A cidade de Feira de Santana, situada na zona turística dos Caminhos do Sertão, está prestes a receber um novo e significativo equipamento turístico: o Museu História do Cangaço. Localizado no distrito de Tiquaraçu, próximo ao restaurante O Caipira, o museu será sediado em uma casa de taipa e terá como objetivo principal preservar a memória de um dos movimentos sociais e políticos mais marcantes do Nordeste brasileiro, ocorrido no final do século 19 e início do século 20. Com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), o projeto foi oficialmente lançado com uma série de atividades, incluindo palestras, exibição de vídeos, apresentações de cordel e música nordestina. A previsão é que o museu comece a receber visitantes ainda neste semestre.

A idealização e realização do Museu História do Cangaço são frutos da iniciativa da empresária Tatiane Santiago, que nutre uma profunda paixão pela cultura do cangaço. O objetivo do museu é proporcionar um espaço de compartilhamento de histórias não apenas para os clientes do restaurante, mas também para turistas e estudantes interessados no tema. O acervo contará com uma variedade de itens, desde objetos originais pertencentes a integrantes do movimento até peças nordestinas antigas, fotografias e réplicas de artefatos históricos, como uma máquina datilográfica utilizada pelos cangaceiros na época.

Dentre as preciosidades que serão expostas, destacam-se o parabelo (pistola) e o caneco utilizados pelo lendário cangaceiro Corisco. A importância de preservar e divulgar a história do cangaço foi enfatizada por Indaiá dos Santos, neta de Corisco, durante o evento de lançamento do museu. Ela ressaltou a necessidade de disseminar a verdadeira história do movimento, sem deturpações, para esclarecer os motivos que levaram Lampião a liderar esse grupo.

Para Valdernor Cardoso, assessor especial da Setur-BA, o Museu História do Cangaço não apenas será uma nova atração turística na região dos Caminhos do Sertão, mas também desempenhará um papel crucial na preservação da memória histórica e na valorização da cultura do cangaço. Além disso, ele será uma fonte de pesquisa fundamental para os estudantes locais, contribuindo para um melhor entendimento da verdadeira importância desse movimento na história do Nordeste.

Por: jornalgrandebahia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]