VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE FOI ABAIXO DO PREÇO, APONTA RELATÓRIO DA CGU

A auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou fragilidades na venda da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, em novembro de 2021.

VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE FOI ABAIXO DO PREÇO, APONTA RELATÓRIO DA CGU
O relatório destacou que o principal problema foi a realização da venda abaixo do preço de mercado, atribuindo essa decisão principalmente à escolha do momento do negócio, ocorrido durante a pandemia de Covid-19 e em um período de baixa cotação internacional do petróleo.

O empreendimento, agora denominado Refinaria de Mataripe, foi adquirido por US$ 1,65 bilhão (equivalente a R$ 8,08 bilhões na taxa de câmbio atual) pelo fundo Mubadala Capital, uma divisão de investimentos da Mubadala Investment Company, empresa de investimentos com sede em Abu Dhabi, pertencente à família real dos Emirados Árabes Unidos.

Embora o relatório não tenha afirmado categoricamente que houve perda econômica com a venda da refinaria, questionou o timing do negócio, sugerindo que a Petrobras poderia ter aguardado a recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional.

A CGU apontou outras fragilidades, incluindo a falta de uso adequado de cenários para apoiar a tomada de decisão, com ênfase na ausência de medição realista de probabilidade em eventos futuros. Além disso, o relatório questionou a aplicação de metodologias não previamente utilizadas na venda de estatais brasileiras.

Diante do cenário de grande incerteza, a CGU sugeriu que duas opções poderiam ter sido consideradas: aguardar a estabilização do cenário futuro ou realizar uma avaliação única, ajustando premissas operacionais e de preços.

Em sua manifestação, a Petrobras defendeu a utilização de cenários como uma prática comum e adequada, mesmo reconhecendo limitações. A estatal alegou que as projeções foram feitas com consistência e que a pandemia tornou a análise mais desafiadora. A empresa reconheceu desafios e concordou em avaliar melhorias sugeridas, como a inclusão de medição de probabilidade em futuras análises.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]