Silveira defende que Petrobras recompre refinaria na Bahia

Ministro de Minas e Energia diz que unidade nunca deveria ter sido privatizada; Rlam foi vendida para a Acelen em 2021

Silveira defende que Petrobras recompre refinaria na Bahia
A refinaria, que fica na Bahia, foi vendida por Jair Bolsonaro em dezembro de 2021 a um fundo árabe. Em outubro daquele ano, o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao Brasil joias "presenteadas" por países árabes.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que a Petrobras avalie a possibilidade de recompra da Rlam (Refinaria Landulpho Alves), localizada na Bahia. A unidade foi vendida em 2021 por US$ 1,65 bilhão para a multinacional Acelen, empresa do fundo de investimentos Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos.

Entendemos do ponto de vista da segurança energética e da nova geopolítica do setor de petróleo e gás, respeitadas as regras de governança da companhia, que a Petrobras deve avaliar recomprar a Rlam. É um ativo histórico e que fez parte da estratégia de desmonte do Sistema Petrobras e nunca deveria ter sido vendido”, disse Silveira.

De acordo com o ministro, os moradores da Bahia e de Sergipe, que são atendidos pela refinaria, não estão sendo beneficiados pela nova política de preços da Petrobras, o chamado PCI (Preço de Competitividade Interna), adotado em maio, e ainda têm os combustíveis precificados pelo PPI (Preço de Paridade de Importação).

O povo baiano e sergipano tem pago preços de combustíveis mais caros do que em regiões de influência das refinarias cujo controle é da Petrobras”, afirmou.

Por outro lado, Silveira disse trabalhar pela concretização de uma parceria entre a Petrobras e a Acelen para um projeto de biorrefino do óleo de macaúba –espécie de coco nativo do Brasil. A expectativa é produzir 1 bilhão de litros por ano.

O uso do fruto como matéria-prima permitirá a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel verde. A Acelen já anunciou o plano de investir R$ 12 bilhões nos próximos 10 anos no projeto.

Para o ministro, a implantação do projeto ajudará na redução de desigualdades regionais e no apoio ao pequeno agricultor e a agricultura familiar em regiões do semiárido, como os estados do Nordeste e zonas produtoras espalhadas em Minas Gerais.

Por: poder360
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]