Desde 2019, a Petrobras afirma que fez na Bacia de Sergipe a maior descoberta de petróleo desde o pré-sal, estimando extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira.
E com a entrada na prospecção da ExxonMobil,uma das maiores petrolíferas do mundo, as perspectivas aumentaram.
Na semana passada, foi anunciado que uma nova área offshore com até até 1 bilhão de barris de petróleo e gás teria sido encontrada na Bacia de Sergipe, o que seria um dos maiores poços do mundo. Foi anunciada pela Murphy Oil que é sócia no empreendimento e divulgado pela agência Reuters, mas a Enauta, empresa que detém 30% do consórcio, afirmou que a informação da Murphy Oil era unilateral e que era preciso esperar as conclusões. Já a Exxon preferiu não se manifestar.
Mas, após o anúncio, a Enauta, em 28/03, informou que a exploração do prospecto Cutthroat em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas, foi concluída sem identificar indícios de óleo ou gás natural, fazendo a ressalva de que o consórcio realizará estudos complementares, quanto ao potencial exploratório dos blocos situados em águas ultraprofundas na Bacia Sergipe-Alagoas.
Apesar do fracasso nessa perfuração a bacia de Sergipe é cada vez mais proeminente devido ao seu alto índice de sucesso geológico, com descobertas em águas ultraprofundas que levaram a Petrobras já declarou comercialidade em 2 poços e já está em fase de contratação de embarcações de produção.
Mantém-se a estimativa de que a Bacia de Sergipe vai produzir nos próximos 5 anos mais de 240 mil barris por dia, sextuplicando a produção, além de 20 milhões de m3/dia, o que multiplicaria produção por 10, fazendo de Sergipe a segunda maior bacia de petróleo e gás do país, abaixo apenas do pré-sal.
O impacto dessa exploração seria enorme na cadeia produtiva do Estado, abrindo perspectivas de negócios em diversos setores, especialmente na área de serviços e de fornecedores. Mas teria impacto também na Bahia, que possuí grandes empresas focadas em petróleo de gás e que também seria beneficiada com a oportunidade de negócios gerada.
Por:
bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.