1ª PROSPECÇÃO FALHA, MAS SERGIPE SERÁ A 2ª MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO E GÁS DO PAÍS

Desde 2019, a Petrobras afirma que fez na Bacia de Sergipe a maior descoberta de petróleo desde o pré-sal, estimando extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira.

1ª PROSPECÇÃO FALHA, MAS SERGIPE SERÁ A 2ª MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO E GÁS DO PAÍS
E com a entrada na prospecção da ExxonMobil,uma das maiores petrolíferas do mundo, as perspectivas aumentaram.

Na semana passada, foi anunciado que uma nova área offshore com até até 1 bilhão de barris de petróleo e gás teria sido encontrada na Bacia de Sergipe, o que seria um dos maiores poços do mundo. Foi anunciada pela Murphy Oil que é sócia no empreendimento e divulgado pela agência Reuters, mas a Enauta, empresa que detém 30% do consórcio, afirmou que a informação da Murphy Oil era unilateral e que era preciso esperar as conclusões. Já a  Exxon preferiu não se manifestar.

Mas, após o anúncio, a Enauta, em 28/03, informou que a exploração do prospecto Cutthroat em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas, foi concluída sem identificar indícios de óleo ou gás natural, fazendo a ressalva de que  o consórcio realizará estudos complementares, quanto ao potencial exploratório dos blocos situados em águas ultraprofundas na Bacia Sergipe-Alagoas.

 Apesar do fracasso nessa perfuração a bacia de Sergipe é cada vez mais proeminente devido ao seu alto índice de sucesso geológico, com descobertas em águas ultraprofundas que levaram a Petrobras já declarou comercialidade em 2 poços e já está em fase de contratação de embarcações de produção.

Mantém-se a estimativa de que  a Bacia de Sergipe vai produzir nos próximos 5 anos mais de 240 mil barris  por dia, sextuplicando a produção, além de 20 milhões de m3/dia, o que multiplicaria produção por 10, fazendo  de Sergipe a segunda maior bacia de petróleo e gás do país, abaixo apenas do pré-sal.

O impacto dessa exploração seria enorme na cadeia produtiva do Estado, abrindo perspectivas de negócios em diversos setores, especialmente na área de serviços e de fornecedores. Mas teria impacto também na Bahia, que possuí grandes empresas focadas em petróleo de gás e que também seria beneficiada com a oportunidade de negócios gerada.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]