O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs nesta quinta-feira a maior derrota para a operação Lava Jato, que completa 5 anos este domingo, e decidiu que crimes corrupção e lavagem de dinheiro, em casos relacionados a caixa 2 de campanha eleitoral, devem ser conduzidos pela Justiça Eleitoral.
|
Manifestantes protestam em frente ao Supremo Tribunal Federal em dezembro do ano passado 19/12/2018 REUTERS/Adriano Machado |
O julgamento que ocorreu ao longo de dois dias foi concluído por 6 votos a 5, com o voto decisivo do presidente da corte, Dias Toffoli.
Integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal da operação em Curitiba argumentaram, antes do julgamento, que essa mudança poderá levar até a prescrição e eventual anulação de investigações. Essa decisão pode impactar, entre outros, casos referentes aos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), e ex-ministros de Estado, além de parlamentares e ex-parlamentares de outras legendas.
O assunto mobilizou também as redes sociais nos últimos dias. A hashtag #STFnaoMateALavaJato está entre as mais mencionadas no Twitter.
Por:
reuters
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.