POLÍTICA / PF e juíza de Curitiba se omitem e obstruem liberação de Lula para velório do irmão

PT coloca avião à disposição da PF e lembra que até mesmo quando Lula esteve preso pela ditadura, em 1980, obteve liberação para ir ao enterro de sua mãe
Em plena ditadura, no ano de 1980, foi permitido a Lula sair da prisão parar se despedir de sua mãe, Dona Lindu
A defesa do ex-presidente Lula recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, pedindo a sua liberação para poder ir ao velório de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu em São Paulo. O velório de Vavá teria início na noite desta terça-feira, no Cemitério da Pauliceia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O enterro de Vavá está previsto para 13h desta quarta.

O pedido de liberação de Lula foi feito no início da tarde. Nem a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso desde 7 de abril, nem a juíza da 12ª Vara da capital paranaense, Carolina Lebbos, acataram a petição.

A juíza encaminhou o caso ao Ministério Público, que por sua vez espera por um parecer da Polícia Federal sobre as condições para liberar Lula. Às 20h47, Carolina Lebbos emitiu despacho em que admite a clareza do artigo 120 da Lei de Execuções Penais, no que diz respeito ao direito do preso de ser liberado para velório e enterro de familiar. E "cobrou" da Polícia Federal, responsável pela detenção de Lula em Curitiba, a ausência de uma resposta ao pedido do ex-presidente. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, que antes comandava a Lava Jato na primeira instância, hoje comanda a Polícia Federal.

A conduta envolvendo três autoridades do sistema de Justiça – polícia, juiz e Ministério Público – obstrui o cumprimento da lei e o do direito do ex-presidente de estar no velório, cujo início vem sendo retardado desde as 18h. Os advogados ingressaram, então, com pedido de habeas corpus no TRF4, para que o juízo de segunda instância da Lava Jato se posicione em mais um episódio de violação de direitos de Lula.

"É uma omissão gritante", diz o criminalista André Lozano. "Quando ela faz isso, em um caso em que há clara urgência, está se recusando a dar uma decisão. Ela sabe que juridicamente não pode negar o pedido então pede informações à Polícia Federal sabendo que não haverá tempo hábil para que vá ao velório."

O PT teria colocado à disposição da Polícia Federal um avião para levar o ex-presidente e agentes de segurança ao velório de Vavá. A iniciativa seria uma resposta à alegação das autoridades do caso de que haveria dificuldades "logísticas" inviabilizando o deslocamento. A presidenta da legenda afirmou que estão sendo mobilizados recursos junto a integrantes do partido e a deputados que possam contribuir.

Preso na ditadura, Lula foi ao enterro da mãe
Em seu site, o PT critica a forma como o caso vem sendo conduzido e lembra que quando esteve preso pela ditadura, em 1980, o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi liberado para comparecer ao sepultamento de sua mãe.

Quando se trata de Lula, o Direito Brasileiro se transforma radicalmente. Para ele, as leis penais, processuais e de execução penal, perdem a validade ou se transformam. Acusações não precisam de provas, os tempos de tramitação se alteram e os direitos se extinguem", diz a nota. "É neste cenário que o ex-presidente corre o risco de ser impedido de comparecer ao funeral do seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, nesta terça-feira (29). Até mesmo em plena ditadura Militar, no ano de 1980, foi permitido a Lula sair da prisão parar se despedir de sua mãe, Dona Lindu.

Por: redebrasilatual
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]