Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande, em Barreiras, na região Oeste do Estado, produziram um bioetanol de banana. A ideia de fazer um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação dos resíduos da fruta surgiu a partir da observação do descarte durante o processo produtivo, do transporte e do armazenamento. A experiência, desenvolvida por meio do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, tem chamado a atenção no cenário nacional e será apresentada no 9º Movimento Científico Norte Nordeste (MOCINN), realizado de segunda a sexta-feira (3 a 7), no município de Abaetetuba, no Pará.
A professora orientadora Daiana Silva Rocha destaca o alcance social do projeto: “
Ao aproveitamos bananas que seriam descartadas, damos uma opção aos pequenos agricultores da bananicultura de agregar valor a esses resíduos. Trabalhamos com banana madura, mas queremos testar com a fruta verde para ver qual estágio terá maior rendimento de álcool”.
O estudante Jefferson Pereira fala de sua satisfação de participar do MOCINN, evento criado em 2009 por professores que sentiram a necessidade da existência de uma feira itinerante entre os Estados do Norte e do Nordeste, com o projeto intitulado “
Gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da produção de banana para desenvolvimento bioetanol de segunda geração”. “
Estou muito feliz e com alta expectativa de apresentá-lo mais uma vez fora do nosso Estado. Todas as viagens que já fizemos em prol deste trabalho foram de muito aprendizado em relação ao mundo acadêmico e da pesquisa. Graças à oportunidade de demonstrar o que a gente aprendeu me vejo cada vez mais pesquisador e me sinto realizado”.
Por:
bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.