Nesta sexta-feira, 23 de novembro de 2018, visitamos a ‘
Barragem João Durval Carneiro’, mais conhecida por Barragem de São José.
De acordo com o último relatório publicado no dia 12 de novembro de 2018, o mais importante manancial de Várzea da Roça e municípios vizinhos está operando com apenas 4,92% de sua capacidade, preocupando produtores rurais, pescadores e a pulação da região. Informativo do dia 02 de janeiro de 2017 mostrava que a mesma operava com 12,24%.
 |
Pescador pescando próximo ao local onde fica o motor que leva água para abastecer a cidade de Várzea da Roça. |
A barragem que foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985 em ato que contou com a presença do então governador João Durval Carneiro, Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. Eujácio Simões Viana Filho. A barragem é a mais importante do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia, ela só chegou à capacidade máxima no ano de 1985, já o sangradouro foi utilizado pela única vez em 1992.
A barragem banha os municípios de Várzea da Roça, Quixabeira, Serrolândia e São José do Jacuípe. A maior parte fica no município varzeano, ocupando uma parte significativa do município. A água da Barragem é, atualmente, usada para irrigação, abastecimento e perenização do Rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçu.
 |
Torre da Barragem João Durval Carneiro. |
Ainda de acordo com informações colhidas pelo VAL BAHIA NEWS, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. Por: Val Bahia News
 |
Localidade do Chapéu Queimado, local frequentado por turistas e visitantes à procura de lazer. |
Por: Val Bahia News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.