BRASIL / Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio: grandes gastos e pouca eficiência

Especialista avalia os efeitos e consequências da Intervenção Federal na Segurança do Rio de Janeiro.
Tomaz Silva / Agência Brasil
Nesta sexta-feira, a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro completa 9 meses, sob a responsabilidade do Comando Militar do Leste. Quais foram os ganhos proporcionados ao Rio pela intervenção federal? A população está se sentindo mais segura?

Sputnik Brasil conversou sobre o tema com a cientista política Sílvia Ramos, coordenadora do CESEC (Centro de Estudos e Cidadania da Universidade Cândido Mendes) e do Observatório da Intervenção da mesma Universidade.

A especialista destacou que não se deve esquecer que a intervenção, apesar de estar prevista na Constituição e de ter sido feita de comum acordo entre o presidente Michel Temer e o governador Pezão, não é algo positivo. Se trata de um dispositivo unilateral do Governo Federal, que de fato assume partes da responsabilidade do governo Estadual e assume integralmente todos os assuntos relacionados à segurança. Ou seja, uma intervenção pode ser algo contra um governador.

"É uma medida muito grave e que a gente não deveria, digamos assim, naturalizar. Pode vir a ser usada no futuro no Brasil de forma, inclusive, violenta, contra governos que se coloquem em linhas ideológicas conta um Governo Federal".

No caso do Rio de Janeiro, segundo a cientista política, os dados de violência caíram muito pouco, em relação ao ano passado. Ou seja o modelo de uso do policiamento pelo exército nem sempre traz efeitos positivos, apesar de ter um custo muito alto.

Por outro lado, ela destacou que a população brasileira, em geral, costuma fazer uma análise muito mais positiva do exército, do que da polícia. Ou seja, o uso do exército, integrado com as polícias, sempre aconteceu e vai continuar acontecendo. Para isso, no entanto, não é necessária a instalação de um interventor.

"O que muita gente confunde é que durante a intervenção aconteceu a permanência da chamada GLO — Garantia de Lei e Ordem — que é a cooperação do Exército, Marinha e Aeronáutica, ou seja, das Forças Armadas, na área de segurança pública. Isso não depende de haver uma intervenção. Isso já havia no Rio de Janeiro, e já há em outros estados. E muito provavelmente isso será mantido", explicou a pesquisadora.

Ela também apontou que grandes operações militares são muito custosas e tem uma eficiência muito baixa. "Das 584 operações monitoradas por nós houve 695 apreensões de armas", apontou a pesquisadora. Um número muito baixo, segundo ela. Ou seja, para a cientista a inteligência policial apreende muito mais e age de forma muito mais eficiente para desmontar quadrilhas de venda de armas. "Em operações fora da favela sem dar um tiro", acrescentou ela.

"Achamos que essa lógica da intervenção é pouco eficaz, por isso os indicadores baixaram tão pouco, mesmo tendo sido gasto muito dinheiro. Se você para as operações os crimes voltam com força", destacou Sílvia Ramos.

"O que nos queremos são políticas de segurança que desarticulem as estruturas criminosas sem utilizar de mais violência e sem mais tiroteio", concluiu.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]