O candidato Jair Bolsonaro (PSL) confrmou o favoritismo e venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil neste domingo (28), tornando-se o 38º presidente do Brasil.
|
Fotos Públicas / Fernando Frazão |
A vitória do PSL marca o fim do ciclo de disputas entre PT e PSDB, que durou 24 anos, Bolsonaro chega ao poder após passar pelo processo eleitoral mais polarizado e conturbado da história recente do país.
No primeiro turno, Jair Bolsonaro ficou na frente com 46,03% ds votos válidos (49.276.990 votos), seguido de Fernando Haddad, que teve 29,98% (31.342.005 votos). Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro lugar com 12,47% (13.344.366 votos); Geraldo Alckmin (PSDB) em quarto com 4,76% (5.096.349 votos).
Jair Bolsonaro, 63 anos, teve sete mandatos na Câmara dos Deputados. Capitão da reserva do Exército, filiou-se ao PSL, seu nono partido, para disputar a eleição presidencial. Natural de Glicério (RJ), Bolsonaro construiu carreira política no Rio de Janeiro. Foi o candidato a deputado federal mais votado no estado, nas eleições de 2014, com 464 mil votos. Casado três vezes, tem cinco filhos, dos quais três estão na vida política.
Bolsonaro recebeu uma facada durante ato de campanha no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG). Após ter sido atendido na Santa Casa da cidade, onde chegou a passar por uma cirurgia, ele foi transferido, a pedido da família, para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após passar três semanas internado, Bolsonaro recebeu alta no dia 29 de setembro.
Entre os principais pontos de sua campanha, destacam-se a defesa da liberação do porte de armas, o fim de demarcação de terras indígenas e quilombolas e a exploração da Amazônia pelos EUA.
Por:
sputniknews
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.