POLÍTICA / MPF denuncia Mantega e Palocci

Ex-ministros são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Eles teriam recebido propina da Odebrecht em troca de medidas provisórias que beneficiaram a empreiteira.
Guido Mantega foi ministro da Fazendo entre 2006 e 2014
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira (10/08) os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Os dois teriam editado medidas provisórias para beneficiar a construtora Odebrecht.

Segundo a denúncia, Marcelo Odebrecht teria oferecido 50 milhões de reais aos ex-ministros em trocas das medidas provisórias 470 e 472, criadas em 2009, que permitiam o pagamento parcelado de dívidas referente a tributos federais, além da redução da multa e compensação com prejuízos fiscais.

As medidas foram aprovadas e beneficiaram empresas do grupo Odebrecht, como a Braskem. Os procuradores basearam a denúncia em provas fornecidas pela empreiteira.
Palocci está preso desde 2016
De acordo com os procurados, o valor teria sido pago pela Odebrecht numa conta mantida pelo setor de propinas da empreiteira, comandado por Fernando Migliaccio e Hilberto Silva. Uma parcela do montante foi entregue aos publicitários Mônica Moura, João Santana e André Santana e teria sido usada na campanha eleitoral de 2014.

O MPF denunciou ainda por corrupção e lavagem de dinheiro Marcelo Odebrecht, seu cunhado Maurício Ferro, Bernardo Grandin, Fernando Migliaccio, Hilberto Silva e Newton de Souza, da Odebrecht, além dos publicitários Mônica Moura, João Santana e André Santana.

Mantega foi ministro da Fazendo entre 2006 e 2014, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Palocci foi um político de confiança dos governos petistas. Foi ministro da Fazenda entre 2003 e 2006, na gestão Lula, e ministro-chefe da Casa Civil durante seis meses em 2011, no governo Dilma. Em setembro do ano passado, dias após fazer acusações contra o ex-presidente e sob ameaça de ser expulso do PT, ele pediu sua desfiliação do partido. Ele está preso em Curitiba desde 2016.

Por: dw
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]