BRASIL / Temer anuncia Ivan Monteiro como presidente da Petrobras
Ivan Monteiro em coletiva de imprensa sobre balanço trimestral da Petrobras, em novembro de 2016 |
Monteiro foi o indicado do Conselho de Administração da estatal para assumir a presidência da empresa interinamente. Após a indicação, o engenheiro se reuniu com Temer em Brasília.
"Comunico que, escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro é diretor da Petrobras e será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras", afirmou Temer durante um pronunciamento.
O presidente disse ainda que mantém o compromisso com a recuperação financeira da Petrobras e que não pretende interferir na empresa. "Nós continuaremos com a política econômica que tirou a estatal do prejuízo. Não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia", destacou.
Há quase um ano, a Petrobras reajusta os preços de acordo com a variação do dólar e do valor do petróleo no mercado internacional. Essa política ajudou a rechear os cofres da empresa, que viu seu valor de mercado se recuperar. No entanto, ela acabou culminando na paralisação dos caminhoneiros, que viram o valor do diesel saltar 56% na bomba nos últimos 11 meses.
Com a nomeação de Monteiro, o governo deseja sinalizar ao mercado que pretende manter a autonomia da estatal. Diante do temor de que a empresa pudesse retornar à época de interferência política, os papéis da Petrobras desabaram nos últimos dias.
Monteiro é o atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras. Ele começou a trabalhar na estatal junto com o ex-presidente Aldemir Bendine, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff.
Alvo de investigação na Operação Lava Jato, Bendine perdeu o cargo. Monteiro, porém, foi mantido na estatal por Parente. Antes de chegar na Petrobras, o engenheiro passou pelo Banco do Brasil, onde alcançou o cargo de vice-presidente, e em diversas instituições do mercado financeiro.
A indicação de Monteiro para presidência da estatal precisa ser confirmada novamente pelo Conselho de Administração.
Por: dw
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.