FIQUE SABENDO! / Como o tráfico e o crime organizado cresceram e se fortaleceram na Ditadura Militar

Agentes da repressão se aliaram a contraventores para combater a esquerda. Em troca, protegiam os criminoso
Isolado na tropa, o capitão Aílton Guimarães Jorge pediu demissão do Exército em 9 de março de 1981. O gesto do oficial, ao trancar a farda no armário, sedimentou uma aliança que mudaria o perfil do crime organizado no Brasil: a de agentes da ditadura com a contravenção.

Capitão Guimarães é a face mais exposta desse processo, mas não a única. A partir dos anos 1970, um pequeno pelotão de agentes migrou dos porões da tortura para as fileiras do jogo do bicho, levando junto a brutalidade, a arapongagem e a disciplina da guerra suja contra a esquerda. Bicheiros ajudaram a perseguir inimigos do regime, e a ditadura retribuiu com proteção e impunidade.

Pesquisas a documentos de dois arquivos públicos e da Biblioteca do Exército – além depoimentos de agentes, policiais, vítimas da repressão e especialistas – permitiram à Agência O Globo revelar detalhes e personagens desse processo. Pelo menos dez agentes, entre militares e civis, atuaram na máfia da jogatina ou colaboraram com ela, chegando a ocupar cargos na hierarquia do bicho, principalmente a partir do desmonte gradual do aparelho repressivo no governo do general Ernesto Geisel. Sob a influência da doutrina militar e ao custo de uma guerra nas ruas, o jogo do bicho – antes fracionado e informal – tornou-se centralizado e organizado, sobretudo no Rio de Janeiro. Esvaziados pelo processo de distensão política ou excluídos por envolvimento em crimes comuns, agentes da repressão encontraram abrigo na máfia do jogo do bicho quando a repressão política perdia a força na metade dos anos 1970.

São citados por essas fontes e documentos como integrantes desse pelotão arregimentado pelo bicho o coronel Freddie Perdigão Pereira; os capitães Ronald José Motta Baptista de Leão e Luiz Fernandes de Brito; o sargento Ariedisse Barbosa Torres; o cabo Marco Antônio Povoleri; os delegados Luiz Cláudio de Azeredo Vianna, Mauro Magalhães e Cláudio Guerra; e o detetive Fernando Gargaglione, além do Capitão Guimarães, todos com folha de serviços prestados à ditadura.

Procurados, os ex-agentes da ditadura ou parentes não quiseram falar ou não foram encontrados. O advogado de Guimarães não deu retorno.

Por: gazetadopovo
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]