POLÍTICA / Raiz ou Nutella? França condena Maluf a 3 anos de prisão por lavagem de dinheiro
O político já havia sido condenado pela 11ª Câmara do Tribunal Criminal de Paris, em 2016, e resolveu recorrer. Com a nova derrota, o deputado irá levar o caso à Corte Suprema.
Sua esposa, Silvia Maluf, e seu filho mais velho, Flávio Maluf, também foram condenados. Foram confiscados 1,8 milhão de euros em contas da família, além de valores em espécie.
A justiça francesa condenou Maluf por desvios na construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Jornalista Roberto Marinho, e no túnel Ayrton Senna. À época, o político era prefeito de São Paulo.
Para o advogado criminalista Jonas Tadeu Nunes, a decisão é de "pouco efeito prático" já que os condenados "dificilmente vão ser presos" por conta de todos os trâmites legais envolvidos. Nunes, entretanto, esclarece que o país europeu pode dificultar as viagens internacionais de Maluf e família.
"O que a França pode fazer é emitir um mandado de prisão internacional, assim eles não podem deixar o país. Qualquer país que eles compareçam, e que tenha um tratado com a França, eles poderão ser presos via Interpol."
Outra medida que Paris pode tomar é penhorar os bens de Maluf no Brasil, caso constitua um advogado no país.
O deputado não está falando com a imprensa no momento, avisou Laranjeiras.
Por: sputniknews / Foto: Leonardo Prado/ Câmara dos Deputadores
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.