FIQUE SABENDO! / Saída de Serraglio foi sugestão de Serra para barrar Lava Jato

No inicio do mês a Policia Federal divulgou um áudio de uma ligação entre os senadores José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG). No diálogo, Serra demonstrava a vontade de derrubar o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, para colocar outro, mais "forte", em seu lugar.
O senador insistia com Aécio que o presidente Michel Temer (PMDB) deveria ser convencido a fazer a mudança. O objetivo era frear o avanço da Lava Jato. A conversa aconteceu no início de abril.

Nesse domingo (28), Temer anunciou a mudança de Serraglio para o ministério da Transparência.

Em seu lugar entra Torquato Jardim, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  A troca ocorre a menos de dez dias do julgamento da Justiça Eleitoral que poderá cassar o mandato do presidente, marcado para o dia 6 de junho. Com o cargo, Torquato ganha ascendência sobre a Polícia Federal.

Relembre o diálogo:
José Serra - Deixa eu te falar uma coisa, cara. Eu tô preocupado... olhando do ponto de vista macro, né... da política, eu acho que precisa ter um ministro da Justiça forte, viu Aécio.

Aécio Neves - Eu também acho, sempre achei.

José Serra - E... realmente forte. Não precisa ser da área, porque vai ficar da área... vai ficar aquele problema todo. Alguém como o Jungmann daria, entende? Bem assessorado, tal. O fato é que tem que por alguém com força. Não para fazer nada arbitrário, mas para que as coisas tenham um caminho, né? de desenvolvimento, tudo.

Aécio Neves - Vamos falar pessoalmente, tá bom.

José Serra - É. Mas se você tiver oportunidade, sem mencionar que eu te falei, porque eu tinha ficado de falar com ele. Podia mencionar isso para o presidente.

Aécio Neves - Tudo bem, mas não sei se consigo.

José Serra - Inclusive quem etc. Mas o fato é o seguinte, precisa ter ministro forte.

Aécio Neves - Concordo com você.

José Serra - O rapaz é um... o Osmar Serraglio foi um bom deputado, acho mesmo... pode ir para outro ministério, tal, mas as condições iniciais ele não teve

Aécio Neves - Falamos pessoalmente, mas concordo. Falamos pessoalmente, tá bom? Mas tá entendido.

José Serra - Você concorda com a ideia, né?

Aécio Neves - Concordo há muito tempo já.

José Serra - Tá bom.

Aécio Neves - Abração.

José Serra - Ok.

Aécio Neves - Melhoras aí.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou por meio de nota, que vê com "preocupação" a troca no comando do Ministério da Justiça.

Leia a íntegra da nota da ADPF:

Nota à imprensa

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), vem a público demonstrar preocupação com a notícia da substituição, neste domingo, dia 28, do Ministro Osmar Serraglio pelo Ministro Torquato Jardim para ocupar o cargo de ministro da Justiça. 

Os Delegados de Policia Federal foram surpreendidos com a notícia da substituição, até mesmo porque desconhecem qualquer proposta de Torquato Jardim para a pasta. É natural que qualquer mudança no comando do Ministério da Justiça gera preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho realizado pela Polícia Federal.

Para resolver esta situação e evitar dúvidas, é fundamental que seja logo aprovada, no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009, que garante a autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Polícia Federal.

Além da autonomia, também é essencial que seja instituído o mandato para diretor geral da PF, de modo que mudanças de governo ou de governantes não reflitam em interferências políticas, cortes de recursos e de investimentos que prejudiquem as ações da Polícia Federal.

Carlos Eduardo Sobral
Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal - ADPF

Por: www.bocaonews.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]