Moradores de Lençóis, município da Chapada Diamantina, entraram em contato com o Jornal da Chapada para denunciar o despejo do esgoto da cidade no rio homônimo que corta sua extensão. Conforme fotos enviadas e vídeos nas redes sociais, os peixes que habitam o rio estão morrendo muito rápido. Segundo os moradores, o problema acontece há dias e ainda não teve solução. Eles pedem que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vá ao local para realizar uma análise da água.
|
De acordo com a Embasa, “a inexistência de rede de drenagem pluvial no município agrava ainda mais a situação, pois todo o volume de água de chuva na cidade é lançado indevidamente na rede de esgoto” / FOTO: Divulgação/ Janio Gleidson Rocha |
A reportagem do Jornal da Chapada procurou a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) em Itaberaba, que atende esta área, e o engenheiro de operação Elvilson Teles afirmou que o ocorrido se deve a uma obstrução na rede de esgoto, o que fez parte desse resíduo ser despejado na água do rio sem o tratamento comum. Conforme Teles uma equipe de Feira de Santana e de Itaberaba foi ao local assim que soube do fato para realizar o serviço de desobstrução e fazer com que o esgoto seja tratado novamente e lançado dessa forma pelo emissário.
|
Moradores de Lençóis pedem que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vá ao local para realizar uma análise da água / FOTO: Montagem do JC/ Janio Gleidson Rocha |
O
Jornal da Chapada também entrou em contato com a central da Embasa em Salvador, e foi atendido nesta sexta-feira (3). A empresa informa que concluiu na última quinta-feira (2), o serviço de desobstrução de trechos da rede coletora de esgoto em vários pontos da cidade de Lençóis. “
Desde segunda-feira (27), quando iniciaram o serviço, técnicos da empresa encontraram nas tubulações grande quantidade de areia e lixo, incluindo garrafas PET e roupas, o que caracteriza o mau uso da rede, que é dimensionada apenas para coletar os esgotos domésticos”, aponta nota enviado ao periódico pela Gerência de Comunicação Social da Embasa.
De acordo com as informações, “
a inexistência de rede de drenagem pluvial no município agrava ainda mais a situação, pois todo o volume de água de chuva na cidade é lançado indevidamente na rede de esgoto”. A empresa também informa que “
com as últimas chuvas ocorridas na região, a rede de esgoto operada pela Embasa recebeu uma grande quantidade de água e lixo, que ocasionou as obstruções e comprometeu o funcionamento do sistema”.
“
A empresa esclarece que os serviços de operação, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários do Sistema de Esgotamento Sanitário [SES] de Lençóis são devidamente executados de acordo com a legislação vigente. Além de realizar a desobstrução, a empresa está adotando outras medidas, como lavagem de toda a rede e vistoria em todos os equipamentos, incluindo registros e ventosas”.
Por:
Jornal da Chapada
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.