BAHIA / Jovem quilombola participa de Capacitação de Gestão na Pecuária Leiteira
Borges, que foi contemplado com uma bolsa integral pela Rehagro, empresa que está promovendo o curso, salientou que esta capacitação, somada ao aprendizado adquirido no Seminário de Produção Intensiva de Leite a Pasto e através da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizados pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no território Velho Chico, servirão para aprimorar seu conhecimento na produção de leite.
“Antes a gente fazia as coisas sem cuidado, no Seminário e nas atividades de ATER tivemos instrução quanto à irrigação, plantação correta, a rotação das vacas, e assim já a produção da nossa comunidade já alcançou 1.000 litros de leite por dia”, conta o jovem agricultor, que faz parte de uma das 39 Unidades de Referências de Produção de Leite (UR's), implantadas pela SDR, numa ação integrada entre a SUAF, BAHIATER e CAR.
“As UR's são áreas de agricultores familiares transformadas em ‘salas de aulas práticas’ com a finalidade de atualizar o conhecimento de técnicos e produtores e, ao mesmo tempo, servir como exemplo, ao demonstrar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da produção de leite, aumentando o alcance das tecnologias adotadas e contribuindo para o aumento da produção, produtividade e rentabilidade da bovinocultura de leite dos agricultores familiares, assentados de reforma agrária, quilombolas outros segmentos de povos e comunidades tradicionais”, explica o superintendente da SUAF, Marcelo Matos.
Sobre o Curso – O curso de Capacitação de Gestão na Pecuária Leiteira é composto por 12 módulos, com encontros mensais de dois dias, com foco em produtores de leite que desejam melhorar sua capacidade de gestão. “Esse é um curso pra quem está na base, na operacionalização do dia a dia no campo. Falamos primeiramente do módulo de bases para desenvolvimento no sistema de produção, posteriormente, cada disciplina do da formação é direcionada a um setor da propriedade. Entre os temas estudados estão gestão de pessoas, planejamento forrageiro, manejo de solo, entre outros”, explica o coordenador do curso, João Paulo Pereira.
A coordenadora técnica da Bahiater, Ivani Santos, lotada no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Território Velho Chico, tem realizado o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com a Associação Agropastoril dos Pequenos Produtores Rurais Quilombo Bebedouro e acompanhado o desenvolvimento produtivo da entidade. “Carlos é empreendedor. Esse curso chegou na hora certa e vai ajudar a fortalecer os trabalhos para que ele entenda melhor o processo de gestão e esteja ciente do que está produzindo. Acredito que após essa formação esse jovem poderá ajudar a comunidade que tem 82 famílias, entre elas 10 que sobrevivem da produção de leite”, opina.
Por: CARBAHIA
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.