MEIO AMBIENTE / Situação crítica aflige as comunidades de Jabuticaba, Olhos D’água e Jenipapo

Mesmo após denúncias protocoladas junto ao Ministério Publico, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e INEMA, sobre a criação ilegal de gado em áreas de APPs, na comunidade de Jabuticaba, nesse município, e sem haver nenhuma resposta, posicionamento ou ação por parte dessas instituições. Hoje, lamentamos informar, que o fornecimento de água por gravidade, foi provisoriamente suspenso para as comunidades supracitadas, devido ao trabalho de remoção de um cadáver de bovino, já em avançado estado de decomposição dentro do rio que abastece essas comunidades.
Como o nível da água está baixo, serão necessários alguns dias para que a limpeza natural ocorra. Dessa forma, a situação que já era critica para as comunidades de Jenipapo e Olhos D’água, por causa da constante escassez de água naquela região, agora também passa a ser um transtorno para a comunidade de Jabuticaba, uma vez que não poderá momentaneamente fazer uso dessa água, por estar fétida, e existir o risco eminente de contaminação, pois além dos muitos urubus que disputavam esse verdadeiro “banquete” no local, a causa da morte do animal também é desconhecida.

Segundo informações de populares, hoje existem mais de 200 cabeças de gado sendo criadas no alto das serras. Vale salientar, que nesses locais estão concentradas diversas nascentes. Inclusive as que formam os Rios Itapicuruzinho, do Cuia e do Almoço. E, segundo a Constituição Brasileira, no seu Art. 255, e § 3º, devem ser protegidas.
A concentração desses animais nessas Áreas de Proteção Permanente, está destruindo a mata ciliar, assoreando e contaminando essas nascentes. Se providências urgentes não forem tomadas, essas nascentes, assim como outras, também deixarão de existir.

Quer seja por baixo, através do monitoramento e fiscalização da exploração mineral, ou por cima através do controle de práticas irregulares e clandestinas. Precisamos realmente de ações efetivas, eficazes e imediatas. Para no mínimo, termos a dignidade de dizer, que nós, fizemos a nossa parte e deixamos uma singela contribuição para as futuras gerações.

Por: Léo Amorim
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]