No final da tarde desta quinta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a regra eleitoral que permitia que 2/3 dos candidatos pudessem barrar o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) e outros partidos com menos de 10 deputados federais eleitos dos debates eleitorais.
A minirreforma eleitoral foi aprovada por Eduardo Cunha (PMDB) na Câmara dos Deputados e era alvo de campanhas que exigiam a participação dos candidatos de partidos pequenos nos espaços. A partir de agora, apenas a emissora que organiza o debate - e que tem a obrigatoriedade de chamar os partidos maiores - pode decidir se chamará ou não os partidos menores.
Em São Paulo, nesta segunda-feira (22), aconteceu o primeiro debate eleitoral em disputa pela prefeitura da cidade na Rede Bandeirantes de Televisão (Band). Entretanto, a participação de Luiza Erundina, do PSol, foi vetada pelos outros candidatos, conforme possibilitado pela regra de Cunha. Altino de Melo Prazeres Júnior, candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), também ficou de fora do debate. O mesmo aconteceu com Marcelo Freixo, candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSol e segundo colocado nas intenções de voto. Por:
Caros Amigos
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.