REGIÃO / Operação Águia de Haia: população de Ruy Barbosa vive expectativa de prisões
A operação foi iniciada no passado, contudo, a delação do operador do esquema promete esclarecer qual o montante total desviado e quem são os envolvidos. Prefeitos como o do município de Ruy Barbosa, José Bonifácio (PDT) e de Itapicuru Moreira de Caravalho (PDT) estão “com a corda no pescoço”.
O filho de José Bonifácio, Cleber Dourado, chegou a ser preso e depois foi solto. De acordo com o vereador de Ruy Barbosa, Cau das Flores (PSD), a cidade vive a expectativa de novas detenções. O edil diz que na delação, Bellarmino teria dito que Bonifácio está utilizando recursos da prefeitura para pagar os advogados que o defendem da acusação de desvios de dinheiro da própria prefeitura.
Pior, segundo Cau, um dos advogados do atual prefeito, Eduardo Mota transferiu o título de eleitor de Utinga para Ruy Barbosa onde será candidato a prefeito na chapa apoiada por Bonifácio.
“O prefeito está fazendo tudo o que pode para eleger o advogado. Isso para ocultar todos os maus feitos que fez à frente da prefeitura. Isso precisa ser denunciado e investigado”.
Além de Ruy Barbosa, o empresário Belarmino já havia estruturado um esquema parecido no município de Itaúna (MG) e depois migrou para o estado da Bahia.
A porta de entrada no estado baiano foi o município de Itapicuru e, posteriormente, outros 18 municípios. Segundo o Ministério Público Federal, a quadrilha contratava serviços de tecnologia da informação, por meio de processos licitatórios forjados.
A maioria dos serviços nunca foram executados e tiveram os valores dos contratos superfaturados. Em outubro de 2015, a Operação Águia de Haia alcançou o deputado estadual Carlos Ubaldino de Santana, o prefeito de Itapicuru (BA), José Moreira de Carvalho Neto, a secretária de Educação do município, Florinda Caldas Barreto de Oliveira, além de outros oito envolvidos. O desvio de recursos nesse município chegou a R$ 7 milhões, segundo denúncia.
Em dezembro do ano passado, foi a vez do prefeito de Mirangaba (BA), Dirceu Mendes Ribeiro, além da secretária de Educação, Lisaneas Moreira Valois, dois servidores do município e mais cinco pessoas pelos crimes de fraude de licitação, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. De acordo com a denúncia, foram desviados R$2 milhões. Por: Bocao News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.