FIQUE SABENDO! / COI DIZ QUE NÃO IRÁ TOLERAR FAIXAS E CARTAZES DE PROTESTO NA RIO 2016
O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que não irá tolerar faixas e cartazes de protestos com mensagens políticas nos locais onde os estão sendo realizados os jogos da Rio 2016. O COI, porém decidiu não proibir vaias e cantos com conteúdos políticos. "Se isso não fosse aceito, metade do Maracanã teria sido esvaziado", disse o diretor de Comunicações da Rio 2016, Mario Andrada. Nos dias seguintes, pessoas que estavam nas arenas e estádios com cartazes de protesto foram abordadas por seguranças e muitas foram "convidadas" a se retirar.
A lei olímpica, decreto sancionado pela presidente eleita Dilma Rousseff, no dia 10 de maio de 2016, estebelece que o torcedor "não pode portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, de caráter racista ou xenófobo ou que estimulem outras formas de discriminação".
A legislação também destaca que não se pode "utilizar bandeiras para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável". O texto porém ressalta que "é ressalvado o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão em defesa da dignidade da pessoa humana".
"O Brasil é uma democracia. Jovem, mas uma democracia. Mudamos de presidente pela regra. Mas os locais esportivos precisam estar limpos de manifestação politica. Isso afeta a visão, afeta as televisões Aqueles que se manifestam são solicitados para que não façam isso. E se isso não for atendido, essas pessoas serão solicitadas a deixar os locais de provas", disse Andrada. Por: Brasil247
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.