FIQUE SABENDO! / 7 dicas para acabar com o desperdício de alimentos

Técnicas de otimização não são impossíveis de seguir e podem fazer grande diferença no orçamento e no meio ambiente

Ao todo, 60% de toda a produção dos alimentos, entre legumes, verduras e frutas, é desperdiçada antes de chegar aos nossos pratos. Já nas refeições, cerca de 20% não é consumido. Porém, há maneiras simples e práticas de diminuir o desperdício.

Segundo informações da revista Casa e Jardim, técnicas de otimização não são impossíveis de seguir e podem fazer grande diferença no orçamento e no meio ambiente.

Confira:
1. As cascas são ricas fontes de fibras e vitaminas. Para consumi-las, limpe a parte externa dos alimentos - essa regra também vale para os orgânicos - com hipoclorito ou vinagre.

2. Os talos das verduras e legumes como cenoura, salsinha e alho-poró são as partes mais desperdiçadas na cozinha. No entanto, dá para usá-los de várias maneiras: refogados, frescos e cortados em pequenas tiras, batidos para fazer patês e congelados para fazer caldos e sopas.

3. A dica para que as folhas durem mais é lavá-las e guardá-las intercaladas com papel toalha em recipientes plásticos. Com isso, o papel vai absorver a umidade e suas verduras vão durar mais de uma semana.

4. faça do freezer o seu maior aliado. É possível congelar quase todos os alimentos, como barra de manteiga, verduras, restos de comida etc.

5. É essencial guardar os alimentos, seja na geladeira ou em armários, pela ordem de data de validade. Ou seja, os que vencem antes devem ser colocados na frente.

6. Não deixe frutas e verduras murchas ao lado das mais frescas. O gás de maturação contamina os alimentos ao redor e faz com que eles amadureçam mais rápido.

7. Armazene frios, leites e queijos, na parte de cima da geladeira, pois esses alimentos precisam de uma temperatura mais baixa. Por: Noticias ao Minuto
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]