MUNDO / Grupo militar armado anuncia ter 'assumido controle' na Turquia
Foto: Reuters |
Pontes foram fechadas em Istambul e aviões militares estariam sobrevoando a capital, Ancara.
Premiê disse que 'responsáveis por ato iriam pagar preço alto por isso' Foto: AFP |
A CNN da Turquia chegou a afirmar que o presidente Recep Tayyip Erdogan estava "seguro" e até entrevistou o governante ao vivo pelo FaceTime.
O presidente afirmou que o ato estava sendo motivado por uma "estrutura paralela" e que dará a "resposta necessária" à tentativa de golpe que a Turquia está sofrendo. Ele chamou o povo para as ruas para defender a democracia.
O Exército turco declarou lei marcial e impôs um toque de recolher, segundo informações da emissora estatal de TV TRT.
Uma nota oficial do grupo armado foi lida ao vivo na emissora, segundo a Reuters. "O regime democrático e secular da Turquia foi corroído pelo atual governo. O país agora é administrado por um "conselho de paz que irá garantir a segurança da população", afirma a nota. "Uma nova constituição será preparado o mais rápido possível."
O trânsito foi bloqueado para cruzar a ponte do Bósforo e a ponte Fatih Sultão Mehmet, duas das principais pontes de Istambul.
Há relatos de tiros na capital Ancara e também em Istambul.
Militares bloquearam principais pontes de Istambul. Foto: GETTY |
O primeiro-ministro turco disse ao canal de TV NTV por telefone que isso poderia ser uma "tentativa de golpe".
"Nós estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa de golpe. Não vamos permitir isso", disse, sem dar mais explicações.
"Aqueles que estão envolvidos nessa ação ilegal irão pagar um preço alto por isso", complementou. O premiê reforçou que não seria correto chamar o ato de "golpe".
Segundo a agência de notícias Reuters, o secretário de Estado americano John Kerry disse esperar que haja "paz, estabilidade e continuidade na Turquia". O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que é importante "evitar um banho de sangue". Por: BBC
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.