MUNDO / Grupo militar armado anuncia ter 'assumido controle' na Turquia

Um grupo armado na Turquia afirmou ter 'assumido o controle do país'. Em um canal de TV, uma nota oficial do grupo afirmava que "o poder do país foi tomado por inteiro". Ainda não se sabe quem são seus representantes.
Foto: Reuters
No entanto, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, ainda não admitiu que houve um "golpe" no país. Ele denunciou na noite desta sexta-feira uma "ação ilegal" por parte de um "grupo militar".

Pontes foram fechadas em Istambul e aviões militares estariam sobrevoando a capital, Ancara.
Premiê disse que 'responsáveis por ato iriam pagar preço alto por isso' Foto: AFP
O premiê afirmou que a ação militar não foi autorizada, mas não foi um "golpe". Segundo ele, o governo continua no poder.

A CNN da Turquia chegou a afirmar que o presidente Recep Tayyip Erdogan estava "seguro" e até entrevistou o governante ao vivo pelo FaceTime.

O presidente afirmou que o ato estava sendo motivado por uma "estrutura paralela" e que dará a "resposta necessária" à tentativa de golpe que a Turquia está sofrendo. Ele chamou o povo para as ruas para defender a democracia.

O Exército turco declarou lei marcial e impôs um toque de recolher, segundo informações da emissora estatal de TV TRT.

Uma nota oficial do grupo armado foi lida ao vivo na emissora, segundo a Reuters. "O regime democrático e secular da Turquia foi corroído pelo atual governo. O país agora é administrado por um "conselho de paz que irá garantir a segurança da população", afirma a nota. "Uma nova constituição será preparado o mais rápido possível."

O trânsito foi bloqueado para cruzar a ponte do Bósforo e a ponte Fatih Sultão Mehmet, duas das principais pontes de Istambul.

Há relatos de tiros na capital Ancara e também em Istambul.
Militares bloquearam principais pontes de Istambul. Foto: GETTY
Há, ainda, informações de que tanques estariam estacionados do lado de fora do aeroporto de Istambul - todos os voos foram cancelados.

O primeiro-ministro turco disse ao canal de TV NTV por telefone que isso poderia ser uma "tentativa de golpe".

"Nós estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa de golpe. Não vamos permitir isso", disse, sem dar mais explicações.

"Aqueles que estão envolvidos nessa ação ilegal irão pagar um preço alto por isso", complementou. O premiê reforçou que não seria correto chamar o ato de "golpe".

Segundo a agência de notícias Reuters, o secretário de Estado americano John Kerry disse esperar que haja "paz, estabilidade e continuidade na Turquia". O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que é importante "evitar um banho de sangue". Por: BBC
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]