FEIRA DE SANTANA / Trabalhadores da Pirelli entram em greve, em Feira de Santana

A paralisação é por tempo indeterminado até que a empresa negocie com os trabalhadores, apresentando propostas que possam ser aceitas pela categoria
Andrea Trindade
Cerca de 1.800 funcionários da empresa Pirelli, em Feira de Santana, entraram em greve. De acordo com Florisvaldo Campos, diretor do Sindboracha, sindicato que representa a categoria, os trabalhadores pararam as atividades na fábrica às 23h de domingo (19), com o objetivo de reivindicar direitos trabalhistas.
A empresa não está aceitando negociar a data base, que é agora em junho. Na verdade a empresa até veio negociar, mas está oferecendo propostas muito aquém do que é de direito. Tivemos algumas reuniões com a empresa e assembleias com os trabalhadores, e eles rejeitaram a proposta da empresa e paralisamos todas as atividades da fábrica”, disse o sindicalista ao Acorda Cidade.

Florisvaldo disse que a Participação nos Lucros Reais (PLR) da Pirelli, do ano passado foi dez de mil reais para cada trabalhador, pagos em duas vezes no ano, sendo 80% do valor na primeira parcela. O sindicato pede 13 mil reais este ano, além da inflação e ganho real.

Mas a empresa vem com uma proposta ridícula de cinco mil reais de PLR, muito abaixo do que foi no ano passado, e reajuste de 7%, sendo um agora e 1% em janeiro. Ela também está querendo mudar nosso acordo de um ano para dois anos, para fracionar aumentos”, explicou.
De acordo com Florisvaldo, outras fábricas da Pirelli no Brasil também entrarão em paralisação. Ele destacou durante entrevista ao Acorda Cidade que o setor de pneumáticos está crescendo, apesar da crise econômica no país, e a Pirelli é líder no mercado, exportando inclusive para o México e Estados Unidos.

A paralisação é por tempo indeterminado até que a empresa negocie com os trabalhadores, apresentando propostas que possam ser aceitas pela categoria.  Por: Ed Santos do Acorda Cidade
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Um comentário:

  1. na minha opinião muitas empresas estão se aproveitando da "crise"para deixar de cumprir com seus direitos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]