O clima tenso na política brasileira abre espaço para insatisfação geral e ocupação de diversos órgãos federais pelo país, em sinal de protesto. Nesta quinta-feira (9/6), o então superintendente regional do Incra na Bahia, Luiz Gugé, foi exonerado do cargo, de forma espontânea. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta manhã. Após a exoneração, passa a responder pelo Incra/BA, a superintendente substituta, Yeda Cyrne.
 |
| Foto: Reprodução |
Desde a manhã de quarta-feira (8/6) integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As reivindicações apresentadas pelo movimento são: a criminalização dos movimentos sociais e de suas manifestações, o descontentamento com o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e contra o governo interino de Michel Temer.
Em nota, o ex superintendente do Incra disse, “
Nesse contexto político, considero a decisão prudente, pois deixo o espaço livre para que as forças políticas envolvidas no atual governo estejam a vontade para montar seu novo quadro técnico no Incra da Bahia”, disse. O cargo de superintendente regional do Incra na Bahia é uma indicação política e o Incra é uma autarquia federal agora vinculada à Casa Civil.
Com a exoneração, o ex-superintendente encerra seu terceiro ciclo na gestão do Instituto, iniciado em 2013. Ele já comandou o Incra/BA por mais duas vezes em períodos anteriores.
Em relação a ocupação, a superintendente substituta, Yeda Cyrne, reúne-se nessa tarde com as lideranças do movimento. Ela aguarda a pauta que motivou a ocupação e também irá negociar a desocupação do prédio do Incra em Salvador e das Unidades Avançadas em Itabuna e Bom Jesus da Lapa.
Devido a manifestação, as atividades do órgão estão paralisadas, integrantes do movimento estão acampados na área externa e o térreo. Por:
Aratuonline
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.