Famílias de sem-terra ocupam latifúndio abandonado no município de Iramaia

Mais de 103 famílias sem-terra ocuparam no dia 21 de maio a fazenda Lagoa das Tábuas, de 3 mil hectares, localizada no município de Iramaia, na Chapada Diamantina. De acordo com informações, o local não tem nenhum tipo de produção e com apenas um trabalhador gerenciando a área. Os sem-terra afirmam que o latifúndio é improdutivo e precisa ser desapropriado para fins de reforma agrária.
Assim que chegaram na área, as famílias começaram a montar um acampamento estendendo a lona preta. FOTO: Divulgação/MST
Encontramos uma estrutura de sede sem cuidados e os pastos, aonde provavelmente existiam gados, estavam cheios de mato. A fazenda está abandonada, sem cumprir sua função social, por isso precisa ser desapropriada, já que temos um número grande de famílias que precisam trabalhar na terra para tirar o seu sustento”, afirmou a direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região.

Assim que chegaram na área, as famílias começaram a montar um acampamento estendendo a lona preta sobre o latifúndio e reivindicando o avanço da pauta da Reforma Agrária no estado. Até o momento, o latifundiário não se manifestou e os trabalhadores sem-terra continuam na área resistindo.

Retomada
Segundo o MST no estado, a ação retoma as lutas contra o golpe e defende a reforma agrária, que são bandeiras de lutas também pautadas pela Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo. As frentes são formadas por diversas organizações e movimentos populares, que repudiam o governo ilegítimo do presidente interino Michel Temer (PMDB).

O MST junto aos movimentos destaca que jamais irá reconhecer o governo golpista de Temer. “Repudiamos o atentado aos direitos historicamente conquistados da classe trabalhadora e o retrocesso nas políticas sociais que está em curso no Brasil”, afirma a direção do Movimento. As informações são do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia. Por: Jornaldachapada
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]