CULTURA / Sanfoneira holandesa faz versões de forró com estilo próprio

A holandesa Ilse Roskam tem 31 anos de idade toca sanfona há 23, mas há oito vem se dedicando a um ritmo tipicamente brasileiro. O forró. Ela é fã de música brasileira e, claro, teve influência direta de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Ela já passou o São João em Caruaru, experiência que considera inesquecível, destacando a música, as comidas típicas e as pessoas. Professora de música de crianças, ela as ensina a tocar sanfona e outros instrumentos que fazem parte dos ritmos brasileiros.
Roskam pôde aprimorar seus conhecimentos em Recife e no Rio de Janeiro
Roskam pôde aprimorar seus conhecimentos em Recife e no Rio de Janeiro com sanfoneiros como Beto Hortis e Valkyria Nunes. “Quando fui para um clube de forró, não foi muito para dançar, mas fiquei lá com a sanfona no colo, tentando tocar baixinho junto com os músicos no palco”, conta a artista que já esteve no Brasil diversas vezes. Em suas passagens pelas terras brasileiras, ela também recorda a experiência com uma banda que mistura forró e música gospel. E foi exatamente junto com a banda Sal da Terra que gravou um disco juntando a música Europeia com o forró.

No disco toca também minha amiga, a violinista Pauline, também da Holanda. Com ela ajudei a montar um projeto de música no Sertão, aquele lindo lugar de onde vem o forró, onde gravei o Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga”,conta. Perguntada se aceitaria o convite de tocar em uma festa de forró, ela não titubeou: “Claro que sim, mas só se aparecer shows no Brasil, pois trabalho na Holanda neste período”. Por: Jornaldachapada, com informações de São João na Bahia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]