CULTURA / Funarte de São Paulo é ocupada por artistas
A Funarte de São Paulo foi ocupada por volta das 15h, de hoje (17), por cerca de 100 pessoas, representantes de arte e cultura na cidade de diversos movimentos.
Além de São Paulo, mais duas outras Funartes foram ocupadas simultaneamente, em Salvador e Natal. Durante a semana foram em Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O diretor da entidade que pertence ao MinC, Francisco Bosco, foi exonerado em medida publicada no diário oficial pela manhã.
"Não estamos aqui só pelo MinC, estamos por um governo democrático, que não é esse golpista que se instalou", afirma Tião Soares, da rede de cultura popular e tradicional.
O início do governo Temer fez explodir essa onda de ocupações após a extinção do Ministério da Cultura, que virou uma sub pasta do Ministério da Educação.
Antes do golpe a cena cultural também mostrou o seu protagonismo, com o 'Música pela Democracia', por exemplo, que levou diversas personalidades da música como BNegão, Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz para a rua gratuitamente.
O 'Arte pela Democracia' reuniu ilustrações com reflexões acerca do golpe e de seu contexto.
"A cultura não quer dialogar com Michael Temer, essa ocupação é de caráter político e cultural, de todas as artes, todos comprometidos com cultura e democracia, que são coisas indissociáveis, e por isso o Temer acabou com o MinC", diz Gabriel Medina, do coletivo Rua. Por: Ninja
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.