SAÚDE / Febre do oropouche: conheça a segunda doença febril mais frequente no país

Saiba mais sobre um dos mais importantes arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos) do Brasil. Doença perde apenas para a dengue

Apesar de pouco conhecido, o oropouche é um dos mais importantes arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos) do Brasil. Conhecido desde o começo da década de 60, ele causa a segunda doença febril mais frequente no país, perdendo apenas para a dengue em número de casos.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (12), o professor de Virologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Eurico Arruda, explicou que, como os sintomas da febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue, muitas vezes os doentes são diagnosticados de forma errada. Ele alertou para a importância de se prestar mais atenção ao vírus neste momento, devido às síndromes febris que ele pode estar causando Brasil afora.

Além da febre alta, a doença causa calafrios, dor de cabeça muito forte, fotofobia e dor na região lombar. Os sintomas normalmente duram de quatro a cinco dias e depois passa. Uma característica específica desse vírus é que em um terço dos casos pode haver uma recaída e os sintomas podem durar mais cinco dias.

O principal transmissor da doença é uma pequena mosca chamada Culicoides paraensis, conhecida com maruim, mosquito-pólvora e borrachudo. Mas, de acordo com o Eurico, já foi comprovado que outros vetores podem transmitir o vírus, inclusive do gênero Aedes. Os maruins são normalmente encontrados em áreas ribeirinhas, mangues, regiões alagadas. De acordo com o Eurico, “a Amazônia é o celeiro de oropouches”. Por: radios.ebc.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]