SAÚDE / Ministério da Saúde associa vírus zika com doença de Guillain-Barré

O Ministério da Saúde divulgou a estimativa de pessoas que podem ter sido infectadas pelo vírus da zika no Brasil: de 497.593, num cenário conservador, a 1.482.701, segundo cálculos mais pessimistas
O Ministério da Saúde divulgou a estimativa de pessoas que podem ter sido infectadas pelo vírus da zika no Brasil: de 497.593, num cenário conservador, a 1.482.701, segundo cálculos mais pessimistas

Uma nova doença foi relacionada ao vírus da zika. Após a confirmação de que o vírus da zika estaria relacionado com a microcefalia, o Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (9), que o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, está assossiado à síndrome de Guillain-Barré, uma reação a a agentes infecciosos que provoca fraqueza muscular e paralisia.

Segundo informações do Globo, o Governo Federal desconhece quantas pessoas tiveram ou têm Guillan-Barré no país, já que há notificação obrigatória à doença. Calcula-se, segundo dados do ano passado, que 65.884 procedimentos ambulatoriais e hospitalares no SUS (incluindo internações) estejam relacionados à síndrome.

No país, amostras de seis pacientes com sintomas neurológicos, reações características à doença, registraram a presença do vírus. Destas, quatro foram confirmadas com doença de Guillain-Barré.

A síndrome do Guillain-Barré, considerada uma doença rara de acordo com o Ministério da Saúde, tem diferentes graus de agressividade, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia total dos quatro membros. A doença se inicia pelas pernas, podendo irradiar para o tronco, braços e face. Há risco de vida se a doença afetar os músculos respiratórios.

O Ministério da Saúde divulgou a estimativa de pessoas que podem ter sido infectadas pelo vírus da zika no Brasil: de 497.593, num cenário conservador, a 1.482.701, segundo cálculos mais pessimistas. Por: www.noticiasaominuto.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]