SAÚDE / Casos de microcefalia colocam o Brasil em alerta

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de distribuir repelentes para gestantes como uma estratégia para tentar conter o avanço da epidemia de bebês com microcefalia no Brasil

Um balanço do Ministério da Saúde mostra que, até agora, o país registrou 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Entre o total de casos, foram notificadas sete mortes. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Microcefalia, atualizado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde.

Os estados que mais preocupam em relação aos casos registrados são. Rio, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Pernambuco é o estado com maior número de diagnósticos de microcefalia, com 646 casos confirmados, e já decretou situação de emergência.

Sergipe também declarou situação de emergência, na terça-feira, 1, após aumento no número de casos de microcefalia na região. O estado diagnosticou 78 bebês com a má-formação neste ano, em 32 cidades.

O terceiro Estado a registrar o maior número de casos de microcefalia, chegando a 79, é o Rio Grande do Norte. O decreto de emergência na saúde do governador Robinson Faria (PSD) deverá ser publicado nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial.

O estado do Rio de Janeiro tem 23 casos de microcefalia identificados este ano. Oito mulheres relataram ter tido manchas vermelhas no corpo. Esses casos estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública. Até segunda-feira, 21 crianças haviam sido diagnosticadas com a má-formação.

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de distribuir repelentes para gestantes como uma estratégia para tentar conter o avanço da epidemia de bebês com microcefalia no Brasil. Ainda não há um consenso sobre a adoção da medida, mas o ministro da Saúde, Marcelo Castro, admitiu à reportagem que a hipótese está em discussão. "Estamos avaliando todas as possibilidades", disse.

Castro disse ainda que a situação vivida pelo país com relação ao aumento de casos de microcefalia é a “maior calamidade” que o Brasil viveu nos últimos tempos. “Um drama de dimensões extraordinárias o que está acontecendo. O poder público e a sociedade têm que dar a resposta na mesma altura do drama”, disse o ministro.

Outra medida na mesa do governo é a distribuição de telas para serem colocadas nas casas. Dentro do ministério, há resistência à adoção das medidas, em razão do seu alcance limitado e pela polêmica que a atitude poderá provocar. Não há garantias de que as telas sejam usadas pela população.

Críticos da proposta afirmam que as duas medidas poderiam enfraquecer a principal mensagem do governo, que é tentar reduzir o número de criadouros do Aedes aegypti. Defensores da proposta, por sua vez, afirmam que todos os mecanismos de contenção da doença devem ser usados.

Por enquanto, o governo sugere que mulheres se protejam contra picadas do mosquito usando repelentes, protegendo suas casas com telas e usando roupas de mangas longas.

A má-formação, considerada rara, teve um aumento súbito este ano. Além da explosão do número de casos, a doença se alastra numa velocidade que impressiona governo e autoridades sanitárias. Por: www.noticiasaominuto.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]