Participaram do
Jornal Transamérica 2ª edição desta quinta-feira, 17 de Dezembro, representantes do PT – Partido dos Trabalhadores – e defensores de Dilma Rousseff, que vive a eminência de perder o mandato por conta de um processo de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados. Estiveram participando do manifesto, o Professor Wesley, Ricardo Souza, Secretário de Obras e Urbanismo de Capim Grosso, Professor Antoniel Alves, a Diretora do CETEP, Professora Nayara César, Presidente da Câmara de Vereadores e Presidente do PT, Professor Nei, Juarez Oliveira, ex-presidente do PT, o Jornalista Herick Rios, dentre outros.
Confira na integra o manifesto apresentado no programa:
Manifesto contra a tentativa de golpe, em favor da democracia
Nós, cidadãs, cidadãos de Capim Grosso, integrantes do Partido dos Trabalhadores, partidos da base aliada, artistas, artesãs e artesãos, movimentos sociais e populares repudiamos o acolhimento do pedido de abertura de impeachment contra a Presidenta da República, acatado pelo presidente da Câmara Federal.
Entendemos que se deve respeitar a vontade da população que conferiu à Presidente da República o exercício de seu mandato. Dilma Rousseff tem demonstrado retidão institucional e compromisso público no exercício de suas funções, sem que jamais, pesasse contra ela qualquer tipo de ato ilícito.
Vale ressaltar que a análise do pedido de afastamento se inicia carregado de vícios, que denota condução desvirtuada do processo. Por isso, os efeitos foram provisoriamente suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até decisão final do Plenário.
A banalização do uso do dispositivo legal do impeachment fragiliza as instituições e atenta contra a democracia. No pedido acolhido pelo Eduardo Cunha Presidência da Câmara dos Deputados não há atos ou fatos que justifiquem o início de um processo dessa natureza. A peça se apoia em suposições que tentam sem consistência jurídica imputar responsabilidade à Presidenta da República, como em pedidos rejeitados anteriormente, deixando claro o caráter revanchista e perseguido do Deputado Eduardo Cunha e seus aliados.
As dificuldades pelas quais passa o Brasil são de ordem política que tem gerado uma crise econômica, as mesmas não serão superadas a partir do desrespeito à ordem constitucional. Pelo contrário, um processo com essas características fere e desestabiliza o País. Precisamos nos lembrar que impeachment não é para ser usado porque há baixa de popularidade de um governante, ou porque se não gosta dele, a Constituição Federal não respalda tal ação.
Por fim, acentuamos que o diálogo nacional deve se apoiar primordialmente no respeito à civilidade democrática e ao resultado das urnas nas últimas eleições.
DILMA FICA!!!
Capim Grosso, 16 de Dezembro de 2015.
Subscrevem:
Partido dos Trabalhadores;
Partido Comunista do Brasil;
Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Capim Grosso;
Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina;
Movimento dos Pequenos Agricultores de Capim Grosso;
Movimento do Levante Popular da Juventude;
Centro de Ações Sociais do Semiárido;
Associação Assistencial da Criança e do Adolescente de Capim Grosso;
Associação Comunitária Caiçarense;
Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores da Fazenda Sete Porcos;
Associação Comunitária dos Agricultores e Piscicultores Quilombolas da Comunidade de Cambueiro, Barro Vermelho e Volta;
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mata do Estado.
Por: www.Arnaldosilvaradialista.com * Imagem ilustrativa
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.