BRASIL / Organizadores admitem público menor em protesto em São Paulo

Manifestantes se reuniram hoje em várias capitais pelo impeachment da presidente Dilma

O protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff reuniu, neste domingo (13), milhares de pessoas na avenida Paulista, em São Paulo. A Polícia Militar não estimou o número de manifestantes, mas a quantidade de pessoas era visivelmente menor do que nos protestos anteriores.

O líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer, principal grupo organizador, disse que o número de pessoas estava dentro do que esperavam, até por conta do pouco tempo de divulgação.

— A data tem um significado especial por ser o dia 13 e a gente ter começado às 13h. E isso tem uma simbologia com o que o PT fez com a gente nos últimos 13 anos.

À Agência Estado, Chequer disse que “já esperava que a manifestação de hoje tivesse menos gente”.

Ele diz que o próximo protesto vai acontecer no dia 13 de março.

Já o líder do movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri, afirmou ao R7 que eles também defendem o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e que, mesmo tendo tirado uma foto ao lado dele em maio deste ano, não apoia o político.

— Estamos aqui para pressionar os parlamentares que ainda estão em cima do muro e também para pedir a cassação do Eduardo Cunha.

A manifestação deste domingo aconteceu no mesmo dia em que foi promulgado o AI-5, em 1968, o ato que agravou as perseguições políticas durante a ditadura militar.

Quando questionado sobre a data, Kim disse que foi apenas uma coincidência e que não é a favor do golpe militar.

— A gente acha tosco quem vem pra manifestação de coturno e roupa de selva para pedir golpe.

Neste momento, um dos integrantes do movimento hostilizou a equipe do Portal R7, fazendo críticas à cobertura da imprensa sobre as manifestações.

Você não acha que é um absurdo a imprensa focar em coisas menores que o impeachment?”, perguntou o jovem, não identificado.

Em resposta, Kim disse que "é bastante esquisito que ela [a cobertura da imprensa] se foque em temas que não são o principal da manifestação".

O senador do PSDB-SP, Aloysio Nunes Ferreira, presente na Paulista, defendeu hoje que o pedido de impeachment da presidente não representa um golpe, como defendem nomes ligados à presidente. Na visão do político tucano, os brasileiros apenas desejam o impeachment.

"Estou aqui para dizer que não vai ter golpe, o que vai ter é impeachment. Queremos pôr fim a um governo que não deveria ter começado", disse, em entrevista à Agência Estado.

Aloysio Nunes está acompanhado de outros nomes do PSDB. Os tucanos estavam em torno do carro de som do movimento Vem Pra Rua, localizado nas esquinas da Rua Pamplona com a avenida Paulista. Eles discursaram do chão, usando o microfone, para o público presente no local.

O ato foi pacífico, embora manifestantes tenham batido boca com um homem que estava criticando o ato. Veja abaixo:
Por volta das 16h, o público começou a se dispersar pela avenida.
Outras cidades
Em Brasília a manifestação já se encerrou. A expectativa era de que 60 mil manifestantes se reunissem na Esplanada dos Ministérios em direção ao gramado do Congresso Nacional, mas no auge o número chegou a 6.000 pessoas. Eles pediram a prisão do ex-presidente Lula e fizeram um enterro simbólico do PT. O tempo ruim contribuiu para a dispersão.

Em Salvador a manifestação foi pacífica e também já se encerrou. O protesto aconteceu no Farol da Barra, um dos principais cartões postais da capital baiana, e reuniu cerca de 500 pessoas, segundo informações do comando da 11ª CIPM (Companhia de Polícia Militar da Bahia). Já a organização do evento calculou em 1.000 os participantes. 

No Rio, a concentração começou no final da manhã em uma das faixas da avenida Atlântica, na praia de Copacabana. O coordenador do Movimento Brasil Livre no Rio, Bernardo Santoro, afirmou que 20 mil pessoas participavam do ato em Copacabana, que começou às 13h. A Polícia Militar ainda não divulgou número de público, porém o major que coordena o policiamento garante que a organização está inflando tamanho do público. Pouco depois das 15h, muita gente já deixava o local.

Em Belo Horizonte um homem foi preso durante o ato que pediu o fim do governo Dilma. Ele tentou furar um boneco gigante do Lula, o chamado Pixuleco. O ato contou com 5.000 manifestantes, segundo a PM, e 6.000, de acordo com os organizadores.

Em Porto Alegre, a concentração para o protesto em defesa do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) começou às 15h deste domingo (13) com uma estrutura pequena e sem estimativa de público por parte dos organizadores, Fonte: Noticias.r7.com * Colaborou Victor Labaki, estagiário do R7.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]