CULTURA / Diretor nascido em Mairi-Bahia tem filme selecionado em Veneza

O cineasta Aly Muritiba, hoje radicado em Curitiba, nasceu na cidade baiana de Mairi, a 280 quilômetros de Salvador. Nesta semana, teve dois de seus filmes selecionados para festivais importantes de cinema. O curta-metragem Tarântula, em codireção com Marja Calafange, será exibido na seleção paralela Orizzonti do prestigiado Festival Internacional de Veneza. O filme também faz parte da seleção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país, que também selecionou o mais novo longa do cineasta, Para Minha Amada Morta, ambos para as mostras competitivas principais. O diretor comemora as seleções, ainda mais no festival internacional, pois isso demonstra a versatilidade e reconhecimento do cinema brasileiro lá fora. "Isso é muito importante para formação da nova cinematografia nacional, principalmente porque os novos realizadores têm feito filmes que vão muito além do tripé fome, favela e violência", comentou o cineasta.
O cineasta Aly Muritiba, hoje radicado em Curitiba, nasceu na cidade baiana de Mairi, a 280 quilômetros de Salvador. Nesta semana, teve dois de seus filmes selecionados para festivais importantes de cinema. O curta-metragem Tarântula, em codireção com Marja Calafange, será exibido na seleção paralela Orizzonti do prestigiado Festival Internacional de Veneza.
O filme também faz parte da seleção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país, que também selecionou o mais novo longa do cineasta, Para Minha Amada Morta, ambos para as mostras competitivas principais.
O diretor comemora as seleções, ainda mais no festival internacional, pois isso demonstra a versatilidade e reconhecimento do cinema brasileiro lá fora. "Isso é muito importante para formação da nova cinematografia nacional, principalmente porque os novos realizadores têm feito filmes que vão muito além do tripé fome, favela e violência", comentou o cineasta.
Isso porque os novos filmes de Muritiba perpassam pela pesquisa de gêneros cinematográficos, como o terror e o policial, uma espécie de releitura particular desse tipo de filme muitas vezes ignorado pelo público mais especializado. No longa, acompanhamos a rotina de um policial viúvo que mora com o filho pequeno e relembra a esposa morta. No elenco estão os atores Fernando Alves Pinto e Mayana Neiva. Já em Tarântula, temos a história de uma mãe e duas filhas que lidam com uma aparição perturbadora.
"Para Minha Amada Morta se aproxima muito do thriller, enquanto Tarântula é uma espécie de terror naturalista", define o cineasta, ao falar de como o cinema de gênero tem ganhado adeptos entre os realizadores brasileiros mais jovens. Obras como O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, e Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra, são exemplares recentes que se constroem a partir de marcas narrativas próprias de gêneros como o suspense e o filme policial.
Para Minha Amada Morta é o primeiro longa-metragem ficcional de Muritiba. Antes ele já havia realizado o longa A Gente, documentário sobre a rotina de agentes penitenciários em um presídio. O filme faz parte de uma espécie de trilogia que se completa com os curtas Pátio - prêmio principal do Festival É Tudo Verdade - e A Fábrica - que chegou a ser pré-selecionado na disputa pelo Oscar.
Muritiba trouxe para esses filmes sua experiência como agente penitenciário, função que desempenhou por sete anos antes de largar a farda e se dedicar ao cinema. É graduado em História, mas depois seguiu formação em Comunicação e Cinema, já no Paraná, pois saiu da Bahia aos 17 anos. Fonte atarde.uol.com.br.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]