CULTURA / FESTIVAL DO LICURI REÚNE AGRICULTORES EM CALDEIRÃO GRANDE

O povoado de São Miguel, localizado no município de Caldeirão Grande, no centro-norte baiano, a 333 quilômetros de Salvador, foi cenário, no domingo (12), da 8ª edição do Festival do Licuri. O evento, organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e reuniu centenas de agricultores de dez municípios da Caatinga.  A programação, realizada com o apoio da prefeitura de Caldeirão Grande e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), movimentou os moradores da cidade que, desde cedo, participaram de missa na sede do distrito, abertura oficial dos festejos e plantio do licuri, além de se divertirem com a apresentação da Fanfarra Municipal de Capim Grosso, concurso de quebradeiras de licuri e barraquinhas com exposição de artesanato da terra e deliciosas iguarias. O titular da SDR destacou que o Governo estadual vem trabalhando fortemente com ações voltadas às cadeias produtivas da Bahia, com a implantação de projetos produtivos e de geração de emprego e renda. "Essa é uma festa de resgate da cultura e de preservação do licuri e o Governo tem o compromisso de investir em cadeias produtivas prioritárias do estado. São os trabalhadores rurais que produzem a maior parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros”, disse. Para Jerônimo Rodrigues, a valorização do interior do estado é fundamental para o desenvolvimento e consolidação de boas políticas públicas para as comunidades que vivem no campo. “É com muita alegria que o Governo criou uma secretaria para este público. É este povo que com as mãos calejadas constrói pontes, estradas, escolas e produz alimentos. Aqui, vamos investir na cadeia do licuri, seja na área da indústria, da capacitação, com assistência técnica, ou no apoio à comercialização. Vamos atuar com a equipe do projeto Pró-Semiárido, porque temos que ser como os licuris, resistentes, produtivos e bonitos, mas acima de tudo da terra, do lugar onde nascemos”. Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, técnicos da SDR e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o prefeito do município João Neto, e vários representantes de cooperativas e associações dos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, entre outras localidades.
O povoado de São Miguel, localizado no município de Caldeirão Grande, no centro-norte baiano, a 333 quilômetros de Salvador, foi cenário, no domingo (12), da 8ª edição do Festival do Licuri. O evento, organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e reuniu centenas de agricultores de dez municípios da Caatinga.

A programação, realizada com o apoio da prefeitura de Caldeirão Grande e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), movimentou os moradores da cidade que, desde cedo, participaram de missa na sede do distrito, abertura oficial dos festejos e plantio do licuri, além de se divertirem com a apresentação da Fanfarra Municipal de Capim Grosso, concurso de quebradeiras de licuri e barraquinhas com exposição de artesanato da terra e deliciosas iguarias.
O titular da SDR destacou que o Governo estadual vem trabalhando fortemente com ações voltadas às cadeias produtivas da Bahia, com a implantação de projetos produtivos e de geração de emprego e renda. "Essa é uma festa de resgate da cultura e de preservação do licuri e o Governo tem o compromisso de investir em cadeias produtivas prioritárias do estado. São os trabalhadores rurais que produzem a maior parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros”, disse.
Para Jerônimo Rodrigues, a valorização do interior do estado é fundamental para o desenvolvimento e consolidação de boas políticas públicas para as comunidades que vivem no campo. “É com muita alegria que o Governo criou uma secretaria para este público. É este povo que com as mãos calejadas constrói pontes, estradas, escolas e produz alimentos. Aqui, vamos investir na cadeia do licuri, seja na área da indústria, da capacitação, com assistência técnica, ou no apoio à comercialização. Vamos atuar com a equipe do projeto Pró-Semiárido, porque temos que ser como os licuris, resistentes, produtivos e bonitos, mas acima de tudo da terra, do lugar onde nascemos”.
Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, técnicos da SDR e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o prefeito do município João Neto, e vários representantes de cooperativas e associações dos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, entre outras localidades. Fonte: www.bahiaeconomica.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]