REGIÃO / Feira de Economia Solidária acontece em Mairi

Oferecer suporte aos grupos produtivos, ampliar os mercados consumidores e fortalecer a geração de renda, com foco no comércio justo e consumo consciente. Essas são as propostas da Caravana da Economia Solidária que esteve colocando em prática na cidade de Mairi, nessa sábado, 16 de maio de 2015.

Durante os dias 14,15 e 16 de maio de 2015, a cidade de Mairi recebeu a Caravana da Economia Solidária, com Oficina de Teatro que foi realizado no Espaço Nordeste Mairi, Oficina de Artesanato que aconteceu no Auditório Sec. Agricultura e Oficina de projetos PAA – das 09:00 às 17:00 Auditório Sicoob Coopemar.
A oficina de Teatro teve como coordenadores Vandelson e Claudivan que contaram com a presença de 15 jovens que durante esses dois dias aprenderam um pouco de Teatro e, apresentaram neste sábado, 15/05 na Praça da Feira, em Mairi.
Na oficina de Artesanato que aconteceu no Auditório da Sec. de Agricultura, localizada na Av. Suzete Santos Araújo, contou com Fátima e Oderdan Junior e, contou com a participação de dez pessoas que também durante esses dois dias aprenderam um pouco de Artesanato que esteve expostos a venda. Lembrando que nesses dois dias aconteceu Palestra do PAA no Auditório Sicoob Coopemar.
A iniciativa é do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe, projeto financiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Programa Vida Melhor, e executado pela Organização Social (OS) Rede Pintadas, gestora do Centro.
A caravana percorrerá 14 municípios, buscando constituir a rede de economia solidária na perspectiva do desenvolvimento econômico e sustentável do Território da Bacia do Jacuípe. A caravana já percorreu as cidades de São José e Gavião, Quixabeira, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe, Pintadas, Várzea da Roça, Pé de Serra, São José do Jacuípe, Serra Preta.
Desde 2013, o Cesol Barra do Jacuípe ofereceu assistência a 153 empreendimentos em toda a região, por meio da sua equipe multidisciplinar. Os técnicos qualificaram mais de 200 pessoas nas oficinas e cursos de artesanato, sequilhos, panificação, derivados da mandioca, pintura em tecido, decoração de quarto de bebê, entre outras ações.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) presta serviços técnico-gerenciais às associações, cooperativas e demais grupos produtivos solidários formais ou informais em cada região, onde se estabelece sua base e capacita grupos para geração de trabalho e renda, além de qualificar as organizações para acessar as políticas públicas.
Bolsa feita com palha de Licuri e retalho de pano
Bolsas feita com Caixa de leite e filtro de café
A ação tem com o objetivo aprofundar conhecimentos sobre a realidade local, partilhar experiências, divulgar e fomentar a prática da Economia Solidária, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região e com o fortalecimento das atividades geradoras de emprego e renda. Para isso, a Caravana conta com uma vasta programação que inclui palestras, oficinas, cursos de qualificação, atividades culturais e uma Feira da Economia Solidária, onde os empreendimentos terão a chance de apresentar e comercializar os seus produtos. Os participantes também terão à disposição a equipe de técnicos que vão prestar atendimento e esclarecimentos ligados ao campo da Economia Solidária, bem como políticas públicas que podem ser acessadas pelos grupos.
ECONOMIA SOLIDÁRIA – é uma forma de organização socioeconômica que tem como objetivo a geração de renda sem exploração do trabalho e dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. São cooperativas, associações, grupos de produção (formais e informais) e clubes de trocas que se unem pelos princípios da autogestão, democracia, participação, cooperação, respeito ao meio ambiente, igualdade de direitos, comércio justo, consumo consciente. Desde 2007 a Bahia conta com a Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e desde 2011 com a Lei 18.636, que criou a Política Estadual de Economia Solidária, que ampliou as políticas sociais para o segmento. (Da redação do Mairi News)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]