MUNDO / Blatter acusa EUA e diz que não teme ser preso

Reeleito para um quinto mandato como presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter afirmou não temer ser preso e acusou os Estados Unidos de tentar interferir na entidade ao provocar a operação que prendeu sete cartolas em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Em entrevista aos jornalistas na sede da Fifa neste sábado (30), ele foi questionado se tem medo de ser detido por causa da investigação das autoridades americanas. Blatter respondeu, visivelmente irritado com a pergunta: "Preso por que?".
Pouco antes, a TV suíça RTS divulgou uma entrevista exclusiva com o dirigente em que ele levantou suspeitas sobre as intenções dos EUA ao solicitar à polícia suíça a prisão dos cartolas na véspera do congresso da Fifa que o reelegeu para o cargo que ocupa desde 1998.
"Ninguém vai me tirar a ideia de que é apenas uma simples coincidência que a operação dos EUA tenha acontecido dois dias antes da eleição da Fifa. Ninguém tira isso da minha cabeça", afirmou Blatter.
Esta é a primeira vez que Blatter critica abertamente a ação norte-americana abertamente desde a prisão dos dirigentes, acusados nos Estados Unidos de envolvimento em um esquema de corrupção que envolve US$ 150 milhões.
"Há sinais que não podem ser ignorados. Os americanos eram candidatos para a Copa de 2022 e perderam. Os ingleses foram candidatos em 2018 e perderam. Temos respeito ao sistema judicial dos Estados Unidos e à secretária Justiça. Se eles sofreram um crime financeiro, eles devem prender essas pessoas lá, não em Zurique durante o Congresso da Fifa", disse o cartola.
E continuou: "Não estou certo, mas isso não me cheira bem. Isso tocou a mim e à Fifa. Não só porque ele tentaram me denegrir, mas também porque eles usaram esse momento para dizer 'é hora de dar tchau'. Então eles disseram "nós vamos boicotar o congresso".
Na entrevista na sede da Fifa, após reunião do comitê executivo da entidade, ele questionou a presença de três jornalistas americanos no hotel Baur au Lac durante a operação policial que pretendeu os cartolas que estavam hospedados no local.
A reunião do comitê executivo foi simbólica politicamente: o cartola britânico David Gills, dirigente da Uefa (que dirige o futebol europeu), não compareceu e anunciou que deixaria o posto.
Presidida pelo francês Michel Platini, a Uefa é a principal voz de oposição a Blatter dentro da Fifa. A entidade, que apoiou o príncipe Ali bin Al-Hussein na eleiçã, tem ameaçado boicotar a Copa do Mundo diante da permanência
Blatter minimizou o gesto de Gills e disse que Platini, presente ao encontro do comitê executivo, não sinalizou qualquer movimento de boicote.
Outra ausência foi a do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, queabandonou o congresso da Fifa na quinta-feira (28) para retornar ao Brasil e se defender das possíveis ligações com o escândalo de corrupção investigado nos EUA. (Folha)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]