BRASIL / Contran adia para 1º de julho a obrigatoriedade do novo extintor veicular do tipo ABC

Falta do produto continua sendo a principal causa do atraso na validação da regra

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta quarta-feira (25) que vai adiar por mais três meses a obrigatoriedade do uso do novo extintor de incêndio do tipo ABC. Esta é a segunda vez que a exigência do item é adiada — inicialmente, o prazo para a instalação do novo extintor era 1º de janeiro.
Tal como no início de janeiro, a opção pelo adiamento da nova regra veio por falta do produto no mercado. No comunicado oficial, o õrgão diz pretende "garantir que os motoristas não sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança".
A decisão foi tomada durante a reunião do Contran nesta quarta (25). Com a publicação da resolução 521/2015 no Diário Oficial da União, a nova data da obrigatoriedade dos extintores passa a ser 1° de julho de 2015.
Em janeiro, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para prorrogar por 90 dias a exigência dos extintores do tipo ABC, por já estarem em falta no mercado.
Segundo o Denatran, a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros, uma vez que os extintores com carga ABC são mais modernos e têm capacidade de combater princípios de incêndio em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Eles substituem o atual extintor do tipo BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos (óleo, gasolina e álcool), além dos materiais recomentados para o extintor do tipo ABC.
A recomendação vale para carros que tenham dez anos ou mais, pois, desde 2005, os veículos produzidos no Brasil já saem de fábrica com o extintor recomendado. (R7)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]