Nesta terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015, a nossa reportagem visitou as imediações da Barragem de São José do Jacuípe. Dentre os locais estão, a conhecida banca e a bomba que manda água para a cidade de Várzea da Roça.
Ao caminhar pelas margens da barragem podemos perceber que o nível d’água caiu bastante, onde segundo funcionários da Irrigação a barragem se encontra com menos de 6% de sua capacidade.
O que antes estava submerso pelas águas da barragem, hoje se encontra visível, mostrando que a escassez das chuvas está causando sérias consequências em nossa região. Na região onde se encontra a bomba que é responsável pelo abastecimento de Várzea da Roça, foi possível perceber o quanto a água baixou.
Casa que estava submersa pelas águas da barragem.
Além da falta de chuvas, outro fator preocupante é a não existência de políticas publicas de reflorestamento ao entorno do leito do Rio Jacuípe, causando assoreamento e deixando o nível rio raso, criando assim os volumes mortos em alguns pontos. Com isso deixa transparecer a despreocupação de muitos em relação a este problema que nós estamos enfrentando. Mas infelizmente o que acontece em nossa região é um desinteresse em querer preservar as nossas matas, florestas e fauna, e isto não acontece apenas com os meios governamentais, a própria população não tem a cultura de querer preservar aquilo que tem de mais rico, que é o nosso bioma, a Caatinga.
Leito do Rio Jacuípe próximo ao povoado de Morrinhos.
Por falar em falta d’água é importante frisar os trabalhos da Embasa, onde esta é a empresa responsável pela distribuição de água encanada em nosso estado. Em Várzea da Roça o que acontece é o desrespeito com a população, onde não há um monitoramento intensivo ao encher a caixa d’água, fazendo com que ela transborde e acabe desperdiçando milhares de litros de água. Foi realizada em anos anteriores uma reforma no local onde é feito o tratamento da água que é distribuída para a população, foram substituídos os filtros, contudo a caixa d´água continua a mesma e em estado deplorável.
Desperdício de água por parte da Embasa na Rua Valmir Chaves.
Se não chover com frequência em nossa região a nossa barragem vai continuar secando, até chegar ao ponto em que ela não tenha mais água. Muitos são os fatores que acabam determinando a falta de chuvas em nossa região, dentre eles é a falta de consciência por parte dos agricultores e agropecuários que acabam contribuindo com o desmatamento no momento em que retiram as árvores para a criação de gado. Devemos lembrar que é por causa da hipocrisia humana que tudo isso está acontecendo, e uma alternativa para minimizar tal situação seria a preservação e reflorestamento da nossa região, principalmente próximo dos rios, lagoas e riachos. Lembramos também que é preciso haver fiscalização por parte dos órgãos ambientais do nosso estado. Da redação do
WWW.VALBAHIA.COM, VÁRZEA DA ROÇA SE VÊ AQUI!
Desmatamento de licurizais próximo à Várzea da Roça.
Bomba que abastece a cidade de Várzea da Roça.
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.