BAHIA / ESTADO TERÁ A GASOLINA MAIS TRIBUTADA DO PAÍS, COM O AUMENTO DO ICMS

Com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado do Projeto de Lei número 21.010/14 que aumenta em 3% a alíquota do ICMS que incide na gasolina, a Bahia será, juntamente com o Rio de Janeiro, o estado que mais tributa a gasolina no país. 

Com o aumento,  a alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente no preço da gasolina na Bahia vai subir de 27% para 30%, a segunda maior do Brasil. Atualmente de cada litro de gasolina comprado, 0,85 centavos é de ICMS e com a majoração esse montante vai aumentar.
 Clique aqui e continue lendo...

A oposição tem se apegado ao fato do aumento do imposto ser inconstitucional, mas o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a constitucionalidade da leis estaduais  que aumentam as alíquotas do imposto. O problema é mais econômico do que jurídico, pois os preço da gasolina deve aumentar nos postos baianos e isso vai ter impacto em todos os preços da economia.

Em contato com o Bahia Econômica, o presidente do Sindicombustíveis, José Augusto, lembrou que no início do mês o preço de pauta (valor cujos impostos sobre combustíveis são embutidos nas refinarias) já havia sofrido um reajuste e ficou em R$ 3,160 e que, diferente do que argumenta o governo, os preços da gasolina vão aumentar na bomba, pois o empresário se guia pelo preço que ele compra o combustível, assim, se  o preço for mais alto, ele vai ter que levar esse preço ao consumidor.

Além do ICMS, também são cobrados na gasolina  os impostos federais PIS e COFINS, e José Augusto lembra que existe a possibilidade do governo federal trazer de volta a contribuição sobre os preços dos combustíveis CIDE.

O mais recente levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que, atualmente, o preço médio da gasolina comum para o consumidor, na capital baiana, está em R$ 3,227, um dos maiores do país. Segundo  o governo, os recursos projeto de lei que aumenta a alíquota do ICMS na gasolina servirão para criar o Fundo Estadual de Logística e Transportes, que visa garantir recursos orçamentários para a construção, manutenção e recuperação da malha rodoviária estadual, entre outros equipamentos que integram a infraestrutura de logística e transportes do Estado. (bahiaeconomica)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]