POLÍTICA / Mendes: "corrupção é alimentada por doações de campanha"

Marcos Mendes candidato ao Governo do Estado pelo Psol
O candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Marcos Mendes, afirmou que a corrupção é alimentada pelas empresas financiadoras de grandes campanhas e que os governos não tem independência para fiscalizar e combater os grandes esquemas justamente por causa das doações recebidas em época de eleição. "Hoje, a relação entre PIB e orçamento é muito pequena: está em torno de 17%. A gente pode chegar até a 40%. E por que não chega? Porque as empresas que estão sonegando são as mesmas que investem nas grandes campanhas. Que autonomia, que autoridade o governo tem para cobrar isso?", questionou, em sabatina promovida pelo grupo A TARDE e transmitida pela TV Aratu/SBT, no projeto Vota Bahia, do qual participa ainda o grupo Metrópole. Mendes disse que não conseguiria acabar com a corrupção, caso eleito, porque isso seria uma "grande pretensão". O socialista, no entanto, declarou que conseguiria uma "redução assustadora" na quantidade de esquemas. "Defendemos outro modelo de sociedade e não vamos abrir mão. No dia em que a população tiver essa consciência e resolver votar diferente, com certeza vamos começar a discutir outra proposta política", afirmou.
Ao falar sobre as relações entre empresas e políticos, o candidato mencionou doações recebidas por adversários diretos no pleito deste ano. "A Friboi está sendo investigada pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro. Aqui, ela financia Lídice da Mata e, a nível nacional, tanto Marina quanto Dilma. Que autonomia esse pessoal tem depois? A Odebrecht foi uma das principais financiadoras da campanha de Wagner. Agora, financia a campanha de Paulo Souto. Todas essas empresas são investigadas. Como é que a gente pode transformar a Bahia dessa forma?". Também não deixou de fazer críticas a outros candidatos, como Otto Alencar (PSD), que disputa o Senado, e o ex-secretário de Saúde, Jorge Solla (PT), que tenta uma vaga na Câmara Federal. Segundo o governadorável, Otto começou a privatizar a saúde baiana, "fazendo convênios privados por todo o estado, com mais cirurgias ortopédicas do que em São Paulo". "E olhe que lá a população de lá é muito maior do que a nossa. E, coincidentemente, ele é o quê? Ortopedista", completou. Sobre Solla, o candidato do PSOL questionou os financiadores da campanha do petista. "A gente precisa saber quem está financiando o candidato Solla. Já fui em vários interiores e é placa de Solla espalhada por tudo quanto é lugar. É uma campanha milionária", disse.
Mendes ainda prometeu rever os contratos das rodovias pedagiadas e falou em criar vias alternativas. "O primeiro ponto é rever todos os contratos, para ver se a gente acaba com esses contratos. Se não pudermos, por força da lei, fazer isso, vamos botar vias alternativas. Daremos o direito de ir e vir das pessoas", declarou. O socialista ainda se disse favorável à legalização da maconha e do aborto. De acordo com o candidato, o "modelo repressor" falhou no combate às drogas e experiências da legalização da maconha - como no estado americano do Colorado e no Uruguai - tiveram "resultados belíssimos", inclusive com diminuição dos índices de criminalidade. Já em relação ao aborto, o socialista disse que o Estado precisa dar atendimento às mulheres que desejam a interrupção da gravidez, por esta ser uma das grandes causas de morte materna. "Não somos a favor do aborto. Somos a favor da legalização do aborto porque as mulheres pobres e negras da periferia estão morrendo. Quem pode ir em uma clínica e pagar R$ 4 mil, faz o seu aborto", comparou. Fonte: atarde.uol
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]