BRASIL / 450 milhões de animais silvestres são atropelados a cada ano

Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, 450 milhões de animais silvestres são atropelados nas rodovias do Brasil a cada ano. Isso significa que perdemos 17 animais por segundo devido a colisões com automóveis. O problema é alarmante e causa um impacto direto na conservação da biodiversidade do país.

Para ter uma ideia da destruição da biodiversidade causada pelo atropelamento de animais silvestresno Brasil, Pesquisadores do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) fizeram um levantamento em três trechos de rodovias do Mato Grosso do Sul (BRs 262, 163 e 267 – aproximadamente mil quilômetros) entre abril de 2013 e março de 2014. Eles encontraram 1124 carcaças de 25 espécies diferentes de animais silvestres de médio e grande porte (veja a lista completa no final do post).
O problema é muito grave e acontece por uma série de razões, entre elas, a negligência do motorista, que muitas vezes ultrapassa a velocidade permitida ou ainda atropela por fatores culturais, de superstição, por exemplo”, afirma Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (IPÊ). A pesquisadora ainda relata que em alguns casos, pequenas medidas podem fazer a diferença para solucionar o problema. “Em 2006, no Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, na SP-613 [que corta o Parque Estadual Morro do Diabo], foram instaladas placas educativas e radares a fim de reduzir os atropelamentos de fauna. Apenas com essas medidas, a mortalidade de antas por atropelamento foi reduzida de uma média de seis antas por ano para uma anta a cada três anos.
Para combater os atropelamentos de fauna silvestre no Estado do Mato Grosso do Sul e divulgar o problema no Brasil em todos os estados do país foi criada a Rede Estrada Viva, composta por profissionais de diferentes áreas e diversas organizações socioambientais. Entre 29 e 30 de Julho, durante a primeira reunião Eco.Estradas, em Campo Grande (MS), foi desenvolvido o planejamento estratégico da Rede com ações de comunicação e sensibilização para diferentes públicos e com sistemas de mitigação dos impactos das estradas na vida de animais silvestres.

O problema não é só com a fauna silvestre, mas com toda a sociedade. Um atropelamento de espécie de médio a grande porte, por exemplo, além de afetar o animal, causa perda de vidas humanas. Há também o dano material que geralmente esses atropelamentos causam. Por essa razão, medidas mitigatórias são urgentes”, afirma Alex Bager, coordenador do CBEE e um dos criadores do Urubu Mobile (aplicativo que permite enviar dados confiáveis e padronizados de fauna selvagem atropelada ao CBEE).
Uma das ações planejadas com o apoio da Rede Estrada Viva  é o Dia Nacional de Urubuzar, previsto para 15 de novembro (veja abaixo o vídeo da campanha). A proposta vem do CBEE/UFLA com o objetivo de fazer com que as pessoas se mobilizem, por meio de qualquer atividade, para lembrar a importância do tema para a conservação da biodiversidade brasileira. Pode fazer palestra, distribuir informações sobre o problema dos atropelamentos da fauna nas estradas, utilizar o aplicativo Urubu Mobile. Quem participar poderá divulgar as ações no Facebook do evento. Para ajudar a diminuir o número de atropelamentos de fauna silvestre qualquer ação é válida.

Lista das espécies encontradas nos trechos das BRs 262, 163 e 267 (1.161 km), em MS, durante monitoramento de abril de 2013 a março de 2014:
Clique aqui e continue lendo...
Cachorro-do-mato 286
Tatu-peba 252
Tamanduá-bandeira 136
Tamanduá-mirim 120
Capivara 108
Tatu-galinha 82
Anta 36
Mão-pelada 30
Veado 16
Quati 14
Cateto 12
Tatu-de-rabo-mole 9
Lobo-guará 8
Jaguatirica 7
Cutia 5
Gambá-de-orelha-branca 5
Raposinha 5
Gato-palheiro 3
Ouriço-caixeiro 3
Furão 2
Macaco-prego 2
Porcomonteiro 2
Bugio 1
Irara 1
Lontra 1
Total 1124
Fonte: viajeaqui.abril.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]