BAHIA / História mostra que é preciso desconfiar das primeiras pesquisas para eleições

Os dados das pesquisas Ibope de intenções de votos das duas últimas campanhas para governador e senador do estado não condizem com a realidade das urnas. A atitude contraria políticos que gostam de anunciar os primeiros números como parâmetro de campanha. Os levantamentos realizados em agosto de 2006 e 2010 e comparados com os resultados dos respectivos pleitos comprovam a disparidade, principalmente, na concorrência pelo Senado.

Em agosto de 2006, o Ibope divulgou pesquisa para o governo com Paulo Souto (DEM) líder, vencedor em primeiro turno, com 52% contra os meros 16% do então oposicionista Jaques Wagner (PT). A reviravolta acontecida em outubro daquele ano foi destaque nacional. Contrariando todos os levantamentos, o petista foi eleito com 53%, índice maior do que o do democrata nas primeiras sondagens. Souto perdeu com 43% dos votos válidos.
Na disputa pelo Senado, João Durval (PDT), no mesmo período, aparecia com 27%; Antônio Imbassahy (PSDB) com 24% e Rodolpho Tourinho (DEM) com 4%. O resultado deu a eleição ao pedetista com 46%; Tourinho passou Imbassahy e terminou como segundo colocado com 34% e o tucano ficou com 17%.
A mudança repentina, em 2010, conforme foi lembrado pelo senador Walter Pinheiro (PT) durante entrevista à Tribuna, foi na corrida pelas duas cadeiras ao Congresso. Na disputa, há quatro anos, César Borges (PR) liderava com 38%; Lídice da Mata (PSB) conquistava 25% dos eleitores e Pinheiro (PT) amargava a terceira colocação com 23%.
Com o fim do pleito, em outubro, ocorreu o inverso. O petista assumiu a liderança com 31%; a socialista ficou com 29% e Borges, que liderava todos os levantamentos, ficou com 13%.
Para governador, Jaques Wagner (PT), concorrente para reeleição, nas primeiras pesquisas Ibope aparecia com 46%; Paulo Souto (DEM) com 19% e Geddel (PMDB) com 11%. O resultado das urnas deu ao petista 63% dos votos válidos; o democrata com 16% e o peemedebista com 15%.
Neste ano, no último quadro apresentado, na disputa pelo governo do Estado, Paulo Souto (DEM) seria eleito com 42%; Lídice da Mata (PSB) ficaria com 11% e Rui Costa (PT), 8%.
Os três mais bem posicionados. Já na disputa pela cadeira de João Durval (PDT), Geddel surge com 34%, Otto aparece, em seguida, com 17% e Eliana Calmon (PSB), com 5%.
Para o professor de História da Ufba e analista político, Carlos Zacarias, os fatos mostram que a pesquisa, no atual momento, ainda não garante dimensão sedimentada do resultado final. Para ele, a campanha só começa a ganhar destaque a partir do horário eleitoral.
Só após os espaços no rádio e na TV a dimensão começa a ser tomada. Agora que começa esquentar. Eleição só se decide nos últimos 20 dias de campanha. Aqueles candidatos que pegam essas pesquisas agora e divulgam com animação estão puxando sardinha para brasa. Eles sabem que o demonstrado é uma vantagem artificial, mas são ações típicas de campanha política”, analisou.
Com os resultados que temos hoje e pelo histórico, o crescimento de Rui Costa (PT) é perceptível, principalmente pela utilização da máquina e a articulação do partido, principalmente no interior. O carlismo não pode se queixar disso, pois utilizaram das mesmas estratégias quando estavam no poder. As candidaturas menores também poderão se evidenciar, principalmente pelo uso das redes sociais”, completou. Fonte: www.tribunadabahia.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]