NORDESTE / Pode piorar abastecimento de água no semiárido, diz agência
A tese de que pode haver um agravamento da seca na região este ano foi levantada pelo executivo na audiência das Comissões de Meio Ambiente (CMA) e Infraestrutura (CI) da Câmara Federal.
Guillo também falou das estratégias discutidas com o governo de São Paulo para evitar o racionamento de água na região. Segundo ele, quase 50% dos reservatórios localizados no semiárido contam hoje com menos de 30% da capacidade. Assim, a situação no semiárido tende a se agravar.
"Os órgãos de previsão meteorológica têm apontado da formação do El Niño, que tem como consequência mais direta a não ocorrência de chuvas no semiárido. Isso pode significar que teremos um 2014 e 2015 no semiárido brasileiro com ausência de chuvas, o que demandaria aí um cuidado ainda muito maior por parte de todos os atores envolvidos, sejam municipais, estaduais ou federal", avaliou.
Com relação à Cantareira, em São Paulo, o presidente da ANA considerou igualmente grave a situação. Ele explicou que, se a decisão do governo for a de não fazer racionamento, apostando em chuvas na região no final do ano, e não chover o necessário, a água será insuficiente e terá de ser utilizado mais ainda do volume morto do reservatório. Fonte: www.bahiatododia.com.br
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.