SAÚDE / Pequenas infecções podem voltar a ser mortais por causa de bactérias resistentes
O órgão destacou que as infecções atualmente consideradas pequenas podem voltar a ser mortais.
Esse é o primeiro relatório sobre a resistência aos remédios em escala mundial e afirma que "esta grave ameaça não é mais uma previsão, e sim uma realidade em cada região do mundo, afeta a todos, independente da idade ou país de origem".
Para a OMS, a saúde mundial tem os antibióticos como um de seus pilares, pois eles permitem que as pessoas vivam saudáveis por mais tempo. Entretanto, o uso inapropriado os tornou praticamente ineficazes em um curto período.
"A menos que os diferentes atores envolvidos atuem em caráter de emergência e de maneira coordenada, o mundo prossegue para uma era pós-antibióticos, na qual infecções correntes e feridas menores, que durante décadas eram curadas com facilidade, podem voltar a matar", advertiu Keiji Fukuda, subdiretor geral da OMS para a segurança alimentar.
"Se não adotarmos medidas significativas para prevenir melhor as infecções e modificar a forma como produzimos, prescrevemos e utilizamos os antibióticos, vamos perder pouco a pouco estes benefícios da saúde pública mundial e as consequências serão devastadoras", completou. Fonte: Metro1
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.