BRASIL / Brasil é rebaixado em nível da economia e pode afastar investidores, aponta economista

Clique na foto e veja em tamanho maior.

A agência de classificação de risco Standard and Poor’s rebaixou a nnota do Brasil nesta segunda-feira, citando a “deterioração das contas públicas do país”.
A nota caiu para “BBB-”, a faixa mais baixa da categoria de grau de investimento. Esta foi a primeira vez desde 2002, ano da primeira eleição de Lula, que uma das três principais agências de rating rebaixa a classificação do país.

O rebaixamento reflete a combinação da deterioração fiscal, a perspectiva de que a execução fiscal continuará fraca diante de um baixo crescimento nos próximos anos, de uma capacidade reduzida para ajustar suas políticas antes das eleições presidenciais, e do ligeiro enfraquecimento das contas externas do Brasil”, disse a agência em nota divulgada nesta segunda-feira.

Clique aqui e continue lendo...

A S&P argumentou que o governo tem enviado sinais pouco claros sobre suas políticas, gerando implicações negativas para as contas fiscais e a credibilidade da política econômica.

O movimento já era esperado, mas surpreendeu pelo momento em que foi anunciado. A expectativa era que uma mudança viesse apenas depois das eleições de outubro, como havia indicado a própria a agência recentemente.

Na semana retrasada, os executivos da S&P fizeram verdadeira peregrinação no país, mantendo encontros com importantes figuras da equipe econômica — como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Para o governo, a decisão da agência foi “inconsistente” e “contraditória” com “a solidez e os fundamentos do Brasil”, como defendeu em nota o Ministério da Fazenda.

Não procede a avaliação sobre a situação fiscal brasileira, levando-se em consideração que o país tem gerado um dos maiores superávits primários do mundo nos últimos 15 anos”, disse o Ministério da Fazenda em nota, ressaltando que o superávit primário do ano passado foi suficiente para reduzir o endividadmento público.

O rebaixamento acabou surpreendendo o governo, que não esperava esse movimento tão cedo. Segundo disse uma importante fonte da equipe econômica à Reuters, a avaliação era que a nova postura do governo, preocupado com a austeridade fiscal, havia convencido os técnicos da agência.

Foi precipitado esse rebaixamento”, afirmou a fonte, acrescentando que não acredita que outras agências de classificação, como a Fitch e a Moody´s, possam seguir o mesmo caminho e piorar a nota do país agora.

Como o rebaixamento já era esperado, a decisão da S&P não deve trazer muita volatilidade aos mercados, na avaliação de economistas.

A S&P condicionou uma melhora da nota brasileira a “iniciativas políticas mais consistentes voltadas para o fortalecimento das contas fiscais” ou a uma “agenda de reformas mais proativa, que coloque o crescimento de médio prazo em uma trajetória mais forte”.
Saiba Mais: Reuters
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads
top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]