BAHIA / Valente: pensando em fazer melhor aproveitamento da água, agricultor de 69 anos cerca barragem com pedras


Fonte: www.calilanoticias.com/Por: Raimundo Mascarenhas
barragem em valilândia.2

As pedras servem como filtro que impede a entrada de areia, pedaços de pau além de outros objetos.

O vigor físico e a disposição do agricultor Irineu Duarte, 69 anos, morador da Fazenda Santa Rita, próximo a comunidade de Ichu na região de Valiândia, Município de Valente-BA vem chamando a atenção de muita gente. Ele praticamente sozinho montou uma contenção usando pedras margeando toda barragem de sua propriedade, uma área de aproximadamente 400 metros quadrados.
barragem em valilândia
De acordo com o agricultor, a ideia de usar as pedras retiradas da própria barragem para usar na contenção, é para evitar que a sujeira levada pela água vá parar dentro do reservatório.”É muita sujeira que vai parar dentro da água e acaba virando lama, o que resulta numa secagem mais rápida e mais tempo e dinheiro quando for preciso limpar”, justificou Irineu que disse ter visto essa técnica na década de 70 no Município de Queimadas.
barragem em valilândia.3
“Essas pedras na verdade são usadas como filtro, quando vem à chuva, a agua corre de todo canto acompanhado de areia, pedaço de pau e outros objetos que possa encontrar, mas quando chega nas pedras esbarra na contenção e só passa a água”, explica o lavrador que disse que esse trabalho executa a cerca de 15 anos, sempre que amplia a barragem, amplia também a contenção. O leito da barragem é formado por rochas que são quebradas pelo agricultor e carregadas até a margem da aguada.
barragem em valilândia.5
No local onde ele entende que precisa uma contenção mais resistente, ele dobrou a barreira de pedras, ou seja, a água passa por dois filtros até correr livremente para a bacia 
barragem em valilândia.4
O cuidado que o senhor Irineu tem com sua propriedade é visível logo depois que passa a cancela, no local onde passa água que já se formou o córrego, ele também coloca pedras, para evitar a corrosão do solo o que dificulta a entrada de veículos.”Eu uso como calçamento, invés da água furar o chão passa sobre as pedras e deixa o terreno mais sólido”, garantiu o agricultor que não escondeu a satisfação de está sempre quebrando pedras e aumentando a contenção para quando as chuvas chegarem o que ele projetou possa dar grandes resultados.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]