BAHIA/ Manifestações culturais atraem centenas de pessoas à Caminhada do Folclore em Feira de Santana


Centenas de pessoas, além de 106 grupos folclóricos, participaram na manhã deste domingo (18), da 14ª edição da Caminhada do Folclore, em Feira de Santana.

Com muita animação, o público pode prestigiar ao som de bandinhas, as performances e o colorido das apresentações de quadrilha, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado, samba e caretas, dentre outras manifestações populares. A puxada de rede, a capoeira regional e de angola, a literatura de cordel e a apresentação de sanfoneiros e violeiros também tiveram a atenção do público.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Celismara Gomes, informou que a Caminhada do Folclore vem passando por um processo de crescimento a cada ano, revitalizado o trabalho cultural dos diversos grupos populares existentes no estado.


“Este ano trouxemos uma novidade em termos de estrutura. Ampliamos o percurso e instalamos um palco no final dele para que o público possa ver melhor a performance dos grupos”, disse a coordenadora destacando a importância da caminhada, que é considerada como uma das maiores manifestações culturais da cidade.

Segundo ele, cada grupo possui mais de 50 participantes e são das cidades de Itaparica, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, Arací e Maragogipe, além de Feira de Santana e outras cidades da região.


Depois da concentração no Centro de Cultura Amélio Amorim, o cortejo seguiu pela rua Frei Aurelino de Grotramari, no bairro Capuchinhos, até a avenida Getúlio Vargas, em direção ao Espaço Cultural Marcus Moraes, no centro da cidade. O trajeto foi de aproximadamente 2,5 quilômetros.

A Caminhada do Folclore surgiu a partir de uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca, com o objetivo de proporcionar o resgate e preservação da chamada cultura de raiz, incentivando a mostra dos diferentes aspectos dos traços culturais nordestinos. Todos os anos, a caminhada é realizado no mês de agosto, mês dedicado ao folclore, celebrado oficialmente em 22 de agosto – Dia do Folclore.


 Fonte: acordacidade
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]