BAHIA / LAGARTA ESTÁ DIZIMANDO O FEIJÃO FRADINHO UTILIZADO PARA PRODUZIR O ACARAJÉ BAIANO


O mais famoso quitute baiano, o acarajé, pode faltar nos tabuleiros, em breve. Isso porque o principal ingrediente da iguaria, o feijão fradinho, corre risco de sumir no mercado por causa da lagarta helicoverpa armigera. A praga, que foi detectada inicialmente no Oeste baiano, já chegou a Feira de Santana, uma das regiões produtoras da matéria-prima do acarajé. "Isso é preocupante, porque o feijão fradinho é plantado basicamente por produtores familiares (na Bahia são 665 mil), que têm menos condições de combater a praga”, frisa o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. A helicoverpa armigera, que também atingiu plantações de soja, milho e algodão no Oeste baiano, é responsável por um prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão, além de deixar 2,5 mil produtores da região em estado de alerta. 

A lagarta come tudo

 A lagarta foi descoberta no início deste ano na Bahia, estado que mais prejuízos acumula. Em todo o país, são mais de R$ 10 milhões perdidos com plantações em 11 estados. "Ela (a lagarta) come tudo, soja, feijão, milho e até plástico”, comenta Salles, que teme maiores prejuízos com a demora na liberação do uso do agrotóxico Benzoato de Emamectina, substância capaz de conter a proliferação da praga, apesar de também ser considerado prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população. O produto, cuja importação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em caráter emergencial, teve seu uso suspenso, na Bahia, pelo Ministério Público Estadual, que exige seu registro nos órgãos competentes. "Está na mesa da presidente Dilma uma autorização permitindo o registro emergencial do produto. Cada dia que passa sem uma solução, o prejuízo é ainda maior”, alerta Salles. 

Fonte: Tribuna da Bahia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]